Razões do Blog


Este blog foi criado para apoiar a candidatura de José Serra à presidência do Brasil, por entendermos ser o candidato mais preparado, em todos os aspectos pessoais, políticos e administrativos. Infelizmente o governo assistencialista de Lula e a sua grande popularidade elegeram Dilma Rousseff.
Como discordamos totalmente da ideologia e dos métodos do PT, calcados em estatismo, corporativismo, aparelhamento, autoritarismo, corrupção, etc., o blog passou a ser um veículo de oposição ao governo petista. Sugestões e comentários poderão ser enviados para o email pblcefor@yahoo.com.br .

sábado, 31 de julho de 2010

Propaganda de Serra tem que ser competente

Lula será o trunfo de Dilma na TV; campanha vai explorar imagem do presidente no horário gratuito, evitando ofuscar a candidata 
Gerson Camarotti e Maria Lima





BRASÍLIA - O esquema quase de guerra e táticas de despiste usadas para esconder as viagens da presidenciável Dilma Rousseff (PT), nas quais são gravadas as imagens a serem exibidas em seu programa de TV, a partir de 17 de agosto, mostra a preocupação do comando da campanha com espionagem. Para evitar vazamentos, como aconteceu no antigo bunker de internet e marketing, até auxiliares técnicos, cinegrafistas e jornalistas de extrema confiança do marqueteiro João Santana estão proibidos de comentar detalhes do conteúdo da montagem dos programas - que terão como atração principal, ao lado de Dilma, o presidente Lula. A campanha procura a "dosagem certa" da presença de Lula na TV, para que o presidente não ofusque a candidata.
Nem os coordenadores de comunicação, como Rui Falcão, estão vendo os programas gravados. Há o temor de que, com um vazamento, as equipes dos adversários José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) produzam programas com "antídotos" que eliminem o elemento surpresa dos programas do PT. Os coordenadores discutem com Santana as linhas das peças publicitárias que irão ao ar no horário eleitoral gratuito.
Dilma terá maior tempo de TV
Dilma terá o maior tempo, entre os presidenciáveis, na propaganda eleitoral: pouco mais de dez minutos em dois programas diários, exibidos três vezes por semana. Também contará com dezenas de inserções publicitárias de 30 segundos.
- Não sei de nada do programa. Está tudo com o João Santana - afirma o secretário nacional de Comunicação do PT, André Vargas.
Integrante de um grupo intitulado "G7", que conta com o líder Cândido Vaccarezza (PT-SP), o deputado José Nobre Guimarães (PT-CE) diz que o primeiro dia será "arrasador" e manterá a fórmula do último programa do PT, exibido em maio, só com Lula e Dilma. O presidente foi o âncora e apresentador de sua candidata. Mas um coordenador da cúpula da campanha ressalta:
- Lula será usado, mas com parcimônia no programa de TV, dosando para que ele não domine totalmente e passe a imagem de que a candidata é fraca e não consegue deslanchar sozinha. Estamos procurando a dosagem certa. O medo é que Lula ofusque Dilma.
A coordenação da campanha quer aproveitar estas últimas semanas, antes da estreia no horário eleitoral, para responder às acusações e superar as agendas negativas. Assim, tentará fazer programas mais propositivos, sem bate-boca
Segundo um dos integrantes do comando da campanha, o PT tem pesquisas mostrando que Serra aumenta sua rejeição com essas acusações contra Dilma. Mesmo assim, esse embate não deverá ir para a TV. O objetivo é priorizar a imagem de Lula e reforçar iniciativas como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para Dilma dar um salto nas pesquisas.
O comando da campanha pretende que Dilma ande com as próprias pernas, após as participações de Lula nos primeiros programas, caso ela esteja bem nas pesquisas. Ela já gravou cenas no Rio Grande do Sul e no Porto de Suape (PE), onde falou sobre a retomada da indústria naval.
Ao contrário de Duda Mendonça, que era mais emocional - o último programa de Lula, em 2006, mostrou o escritor Paulo Coelho num campo de trigo - João Santana vai priorizar a linha jornalística. Haverá uma exaustiva comparação das conquistas do governo Lula, tendo Dilma à frente, contra "as mazelas do governo FH", que serão associadas a Serra.
Comparação com Jesus e Mandela
Lula deverá se valer de frases de efeito e polêmicas, como as comparações que fez de Dilma com Jesus Cristo, quando citou que ela foi torturada na prisão. Essa declaração já foi usada pelo presidente em sua passagem por Garanhuns, semana passada, com a candidata ao seu lado. No programa do PT na televisão, em maio, ele a comparou ao líder sul-africano Nélson Mandela, que ficou 27 anos preso, para amenizar a imagem de Dilma como guerrilheira.
Santana não deve esconder essa passagem da biografia da candidata, mas também não quer dar muito destaque ao período em que ela esteve na luta armada. Algo que também se pretende evitar é o confronto com a agenda negativa que Serra quer imprimir, como a ligação feita entre o PT e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farcs). A equipe de Dilma quer carimbar em Serra a imagem do candidato "antiLula".
O candidato a vice presidente, Michel Temer (PMDB), terá aparição periférica nos programas de TV, só para mostrar que ele poderá compensar a pouca experiência politica de Dilma na relação com o Congresso. A campanha de TV consumirá cerca de 20% do orçamento de R$ 157 milhões previstos para a campanha.


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