Razões do Blog


Este blog foi criado para apoiar a candidatura de José Serra à presidência do Brasil, por entendermos ser o candidato mais preparado, em todos os aspectos pessoais, políticos e administrativos. Infelizmente o governo assistencialista de Lula e a sua grande popularidade elegeram Dilma Rousseff.
Como discordamos totalmente da ideologia e dos métodos do PT, calcados em estatismo, corporativismo, aparelhamento, autoritarismo, corrupção, etc., o blog passou a ser um veículo de oposição ao governo petista. Sugestões e comentários poderão ser enviados para o email pblcefor@yahoo.com.br .

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Transferência de Lulla para Dillma congelou

Influência de Lula ainda não se consumou

Um aspecto que chama a atenção na pesquisa Datafolha é o cruzamento entre os dados dos que aprovam e desaprovam o governo Lula e a intenção de voto para presidente da República.
Aqui, todas as pesquisas para presidente disponíveis.

Lula, como se sabe, é o presidente da República mais popular da história recente do Brasil. Hoje, segundo o Datafolha divulgado neste sábado (24.jul.2010), 77% aprovam o petista à frente do Palácio do Planalto. Mas há meses o número de eleitores que consideram o governo federal “ótimo” ou “bom” não sai do lugar quando se trata de escolher o sucessor de Lula.

Em maio, 45% dos que achavam que Lula faz um governo “ótimo” ou “bom” diziam ter intenção de votar em Dilma Rousseff (PT). Segundo o Datafolha, agora esse percentual é de 43%.

Curiosamente, 32% desses mesmos eleitores que acham o governo Lula “ótimo” ou “bom” declaram voto em José Serra (PSDB). O tucano tem cerca de um terço entre os lulistas convictos. A taxa se mantém estável há meses.

Eis as tabelas com esses cruzamentos:




Outro aspecto interessante do Datafolha é a interrupção (e até um pouco de recuo) na taxa dos que identificam Dilma Rousseff como a candidata ao Planalto apoiada por Lula. Em junho, 75% diziam saber que a petista era apoiada pelo atual presidente. Hoje, a taxa recuou para 70%.

Uma explicação plausível seria o fato de Dilma – e todos os outros candidatos – terem parado de aparecer em comerciais partidários desde o mês passado. Os partidos esgotaram suas cotas de comerciais (por obrigação legal) até 30 de junho. Agora, todos esperam o início da propaganda eleitoral, na segunda quinzena de agosto. Até lá, cada candidato precisa se virar para aparecer na mídia e vender seu peixe.

A seguir, uma evolução dos dados sobre a percepção dos eleitores a respeito de quem Lula está apoiando:



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