Razões do Blog


Este blog foi criado para apoiar a candidatura de José Serra à presidência do Brasil, por entendermos ser o candidato mais preparado, em todos os aspectos pessoais, políticos e administrativos. Infelizmente o governo assistencialista de Lula e a sua grande popularidade elegeram Dilma Rousseff.
Como discordamos totalmente da ideologia e dos métodos do PT, calcados em estatismo, corporativismo, aparelhamento, autoritarismo, corrupção, etc., o blog passou a ser um veículo de oposição ao governo petista. Sugestões e comentários poderão ser enviados para o email pblcefor@yahoo.com.br .

sábado, 10 de abril de 2010

O eleitor feminino prefere Serra


Dilma, como Lula, patina entre as mulheres - 1

Coluna de hoje (10.abr.2010) na "Folha" fala sobre um problema histórico do PT, de Lula, e, agora, de Dilma Rousseff: como conquistar apoio robusto do eleitorado feminino. Também neste post e no seguinte, um estudo do demógrafo José Eustáquio Diniz Alves, professor titular do Mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE). Vale a pena a leitura:

FERNANDO RODRIGUES

O voto das mulheres
BRASÍLIA - O voto feminino apresenta até o momento um comportamento curioso na eleição presidencial deste ano. As duas mulheres candidatas para valer na disputa, Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV), ainda não conseguiram usar o fator gênero para alavancar suas campanhas.

O demógrafo José Eustáquio Diniz Alves, do IBGE, fez uma análise de seis pesquisas de intenção de voto deste ano -duas delas do Datafolha. Em todos os levantamentos, José Serra (PSDB) leva vantagem sobre a petista Dilma Rousseff no eleitorado feminino.

Serra e Dilma praticamente empatam quando se isola apenas o voto dos homens. Ou seja, a dianteira que o tucano continua a manter deriva da preferência maior que recebe das eleitoras mulheres.

José Eustáquio diz não saber a gênese da dificuldade de Dilma com o eleitorado feminino. Uma pista pode ser o histórico de votação de Lula: "O atual presidente do Brasil sempre teve menos votos entre as mulheres em todas as cinco eleições presidenciais que disputou".

Se tivesse conseguido a mesma proporção de apoio entre homens e mulheres, diz o especialista, Lula teria vencido no primeiro turno as eleições de 2002 e de 2006.

Há também a hipótese do machismo disfarçado, latente na sociedade brasileira -mais conservadora do que se imagina. Eustáquio diz que, conforme estuda o tema, mais dúvidas tem: "Será que o eleitorado feminino está menos propenso a votar em Dilma por um machismo do estilo "mulher não vota em mulher"? Ou, ao contrário, o eleitorado feminino resiste a Dilma por projetar na candidata um machismo que talvez atribua a Lula, como em outras eleições?".

Decifrar esse enigma sobre o comportamento do voto feminino será vital para quem quiser ganhar a eleição. O PT, Dilma e Lula ainda parecem longe de uma resposta.


A reversão das expectativas de gênero nas eleições 2010:
Dilma na frente entre os homens e Serra na frente entre as mulheres

por José Eustáquio Diniz Alves

As seis pesquisas nacionais de intenção de voto para a corrida à Presidência da República, em 2010, mostram uma clara diferenciação nas preferências de voto entre os eleitores do sexo masculino e feminino, particularmente no que diz respeito às duas candidaturas que aparecem nos primeiros lugares das preferenciais atuais do eleitorado.

O gráfico 1 mostra que tanto José Serra, quanto Dilma Roussef possuem cerca de 34% do eleitorado entre os homens, sendo que em duas das três últimas pesquisas, Dilma está  à frente de Serra entre os homens. Entre o eleitorado feminino José Serra apresenta cerca de 35%, em média, das intenções de voto. Ou seja, o ex-governador de São Paulo possui um melhor desempenho entre as mulheres. Já a candidata Dilma, surpreendentemente (ou não?), possui um péssimo desempenho entre o eleitorado feminino, onde aparece com cerca de 25% das intenções de voto.


Gráfico 1: Intenção de voto nas candidaturas de José Serra
e Dilma Rousseff entre o eleitorado masculino e feminino
em seis pesquisas nacionais, Brasil: janeiro a março de 2010:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.