Razões do Blog


Este blog foi criado para apoiar a candidatura de José Serra à presidência do Brasil, por entendermos ser o candidato mais preparado, em todos os aspectos pessoais, políticos e administrativos. Infelizmente o governo assistencialista de Lula e a sua grande popularidade elegeram Dilma Rousseff.
Como discordamos totalmente da ideologia e dos métodos do PT, calcados em estatismo, corporativismo, aparelhamento, autoritarismo, corrupção, etc., o blog passou a ser um veículo de oposição ao governo petista. Sugestões e comentários poderão ser enviados para o email pblcefor@yahoo.com.br .

sexta-feira, 30 de abril de 2010

PT mineiro mostra independência de Lula


PT-MG contraria Lula e mantém o projeto sem PMDB

  Branco di Fátima/DivulgaçãoContra a vontade de Lula, o diretório do PT de Minas Gerais manteve inalterado o seu calendário.

Realiza neste domingo (2), a eleição prévia para escolher um candidato ao governo do Estado.

Estão no páreo: o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel; e o ex-ministro do Bolsa Família, Patrus Ananias.

Imaginou-se que, escolhido o candidato, o petismo mineiro iria à mesa de negociações com o PMDB do ex-ministro Hélio Costa. Porém...

Porém, o partido de Lula tem outros planos. Planeja cozinhar o PMDB e Hélio Costa em banho-maria até o final de maio.

O PT-MG condiciona o entendimento à realização de um encontro estadual. Está marcado para os dias 21, 22 e 23 de maio.

Antes disso, nada feito. Mais: a depender da vontade do presidente do PT-MG, deputado Reginaldo Lopes, a legenda não vai apoiar Hélio Costa.

A estratégia do PT foi explicitada numa entrevista do deputado Reginaldo à Rádio Itatiaia (ouça aqui).

“O PT estabeleceu um calendário, estabeleceu um processo, ele precisa encerrar esse processo”, disse Reginaldo.

“A militância do PT foi preparada durante dois anos para ter um dos pré-candidatos ao governo do Estado, seja Fernando Pimentel ou Patrus Ananias”.

Cumprido o calendário, aí, sim, afirma Reginaldo, o PT mineiro espera iniciar “um amplo debate com o PMDB e com os partidos aliados”.

Para quê? Para “mostrar a importância de que o PT tenha um candidato no primeiro turno” das eleições para o governo do Estado.

Eis a lógica que guia as ações do dirigente petista: “Na eleição em Minas, como uma eleição em que nós estamos na oposição...”

“...É melhor que a gente tenha vários palanques, desde que isso seja combinado com os aliados, em especial com o PMDB...”

É melhor “...que a gente possa fazer uma eleição em Minas de dois turnos. Acho que seria mais natural do que uma aliança agora no primeiro turno”.

Lula, um pedaço do PT federal e a quase totalidade do PMDB raciocinam em linha oposta à de Reginaldo.

Ainda na primeira colocação das pesquisas mineiras, Hélio Costa reivindica o apoio do PT já no primeiro turno.

Hélio argumenta que, dividido, o consórcio governista arrisca-se a entregar a vitória ao candidato de Aécio Neves, o tucano Antonio Anastasia.

Pior: na visão do candidato pemedebê, o palanque duplo fragiliza a campanha presidencial de Dilma Rousseff no segundo maior colégio eleitoral do país.

Tomado por uma entrevista que concedeu há dez dias, Lula parece dar razão ao PMDB. Recorde-se, por oportuno, o que disse o presidente:

“As coisas em Minas Gerais tinham tudo para acontecer normalmente, sem nenhum trauma, sentar PT e PMDB e tentar conversar...”

“...Tínhamos e temos chance de ganhar na medida em que o Aécio não é candidato e ninguém pode conseguir transferir 100% dos votos...”

“...Tudo isso estava na minha conta. De repente, o PT resolve fazer uma guerra interna sem nenhuma necessidade...”

“[...] Acho que nossos companheiros, Patrus e Pimentel, vão ter que fazer um esforço incomensurável para fazer uma chapa lá...”

“...Sinceramente, não acho que a prévia resolva. [...] Se o PT precipitar suas decisões, vai ficando cada vez mais num beco sem saída”.

Reginaldo não se dá por achado. Afirma que “ninguém é dono da verdade”. Joga a decisão no colo dos filiados do PT mineiro:

“Se a plenária [do encontro estadual] decidir por palanque único, se decidir por palanque duplo, se definir que tem que ser um candidato do PT, é o que nós vamos acolher e encaminhar”.

Para desassossego de Lula e do PMDB, Reginaldo como que antecipa o resultado da assembléia partidária:

“Eu estou muito convicto de que a base do PT quer a candidatura do partido na cabeça de chapa”.

Reginaldo integra o grupo do ex-prefeito Pimentel, um dos coordenadores do comitê de campanha de Dilma. É de supor que estejam executando a mesma partitura.
Escrito por Josias de Souza





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.