Razões do Blog


Este blog foi criado para apoiar a candidatura de José Serra à presidência do Brasil, por entendermos ser o candidato mais preparado, em todos os aspectos pessoais, políticos e administrativos. Infelizmente o governo assistencialista de Lula e a sua grande popularidade elegeram Dilma Rousseff.
Como discordamos totalmente da ideologia e dos métodos do PT, calcados em estatismo, corporativismo, aparelhamento, autoritarismo, corrupção, etc., o blog passou a ser um veículo de oposição ao governo petista. Sugestões e comentários poderão ser enviados para o email pblcefor@yahoo.com.br .

domingo, 18 de abril de 2010

Escola para esquadrilha tucana

PSDB lançou curso para capacitar militância a defender com unhas e dentes o partido e combater o discurso pró-Dilma

Assim como funcionários de uma empresa competitiva, os filiados dos principais partidos políticos também precisam de capacitação. A diferença é que, ao invés de ajudar a bater metas de mercado como ocorre na iniciativa privada, o objetivo de uma requalificação criada pelo PSDB é o de ensinar seus filiados a defenderem a sigla tucana com unhas e dentes. Criado em novembro de 2009, o projeto "Comunicar 45" é apontado como uma ferramenta estratégica pela cúpula do partido, especialmente em ano eleitoral, onde o debate político, sobretudo com os petistas, promete descer dos palanques e ganhar as ruas.






ilustração: Mascaro / DP
Em linhas gerais, a ideia é municiar os militantes com informações favoráveis ao partido através de cursos de curta duração. Os dirigentes da sigla perceberam que os filiados tinham dificuldade para propagar as ações do partido em situações cotidianas, até mesmo dos programas criados nos oito anos da gestão de Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002) e incorporados pelo governo Lula. Através de uma orientação, a militância deixa os encontros com a tarefa de ocupar todas as brechas na defesa do PSDB e de seus candidatos, seja numa mesa de bar ou numa campanha eleitoral.



Apesar da abrangência nacional, o "Comunicar 45" alçou os primeiros voos através do tucanato em Pernambuco. A pedido do presidente nacional do partido, o senador Sérgio Guerra, a concepção do projeto ficou a cargo do cientista político pernambucano André Régis, que é filiado ao PSDB e preside o Instituto Teotônio Vilela em Pernambuco - espécie de reduto da pensata tucana. Coube ao acadêmico elaborar o conteúdo programático do curso, além de arregimentar e instruir um grupo de cientistas políticos para ministrar as aulas nos demais estados. "Não basta apenas defender. É fundamental que os filiados tenham convicção na defesa do PSDB. Quem não tem convicção no que defende não é capaz de convencer alguém. O projeto não pretende doutrinar, apenas capacitar", diz Régis. O PSDB não remunera os alunos e garante que a iniciativa não pretende atrair novos militantes, uma vez que apenas os atuais filiados são convocados.

Através de técnicas utilizadas nas bancas acadêmicas - leitura de textos, debates, exibição de vídeos e projeção de slides - os tucanos de carteirinha são orientados a enaltecer de forma simples o conjunto de conquistas do PSDB, como a melhoria da telefonia, a estabilidade econômica e a origem tucana do Bolsa Família. Ao invés de insistir em explicações densas, o ideal é explorar situações práticas. Numa conversa sobre economia, por exemplo, o militante é orientado a perguntar se o interlocutor possui telefone celular. "A ênfase é no próprio partido e não no embate com o PT. Mas se você diz que eles (petistas) se apropriaram de ideias nossas, isso se torna relevante", acrescenta Régis. Em Pernambuco, o "Comunicar 45" já foi posto em prática no Recife, Jabotão dos Guararapes, Caruaru, Garanhuns e Cabo de Santo Agostinho.

André Régis explica que o programa será permanente e não terá foco voltado apenas nas eleições de 2010. No entanto, o embate entre os presidenciáveis José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) está na pauta da capacitação. Numa provável discussão sobre a sucessão presidencial, o filiado deve esclarecer que Lula não será candidato, além de elogiar a biografia do ex-governador de São Paulo. "No período eleitoral, você vai atrás do indeciso. Ninguém vai convencer ninguém (a mudar de voto). Mas a biografia dos candidatos nos favoreve. Entendemos que José Serra não tem concorrente nesse quesito". 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.