Enviado por Ricardo Noblat -
10.1.2010
|4h56m
DEU NA FOLHA DE S.PAULO
Desidratado e desfigurado, Fome Zero chega aos 7 anos
Lançado em Guaribas (PI) em 2003, programa foi substituído pelo Bolsa Família
Assessor da prefeitura local diz que poder aquisitivo na cidade melhorou um pouco, "mas não houve aquele "boom" que se esperava"
De Simone Iglesias e Marta Salomon:
Cidade-símbolo do Fome Zero, Guaribas (PI), não poderá comemorar o 7º aniversário do programa, lançado como a principal bandeira de Luiz Inácio Lula da Silva na área social. O asfaltamento da estrada que daria acesso ao município não saiu do papel, e a visita de Lula foi cancelada em cima da hora.
É a segunda vez que os moradores de Guaribas esperam em vão pela visita de Lula. Em fevereiro de 2003, a viagem do presidente foi desaconselhada pela segurança do Planalto.
O Fome Zero foi lançado em Guaribas sem Lula e, em sete anos, já sem a propaganda inicial, viu as doações reduzidas a 20% dos valores registrados em 2003 -e basicamente à custa do leilão de bois "piratas", apreendidos em áreas de desmate ilegal na Amazônia.
Mais importante: ele teve seu desenho original (distribuição de cupons aos pobres para troca por alimentos) substituído pelo Bolsa Família, carro-chefe da política social de Lula. Hoje o Fome Zero já não é o que era: designa uma estratégia genérica de segurança alimentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.