Enviado por Ricardo Noblat -
11.3.2010
| 19h11m
COMENTÁRIO
Chile - Lula, cadê você?
Ausências mais notadas na posse, hoje, de Sebastián Piñera, o empresário assumidamente de direita que desbancou 20 anos de governos de esquerda no Chile e se elegeu presidente da República: Lula e Hugo Chávez, o aspirante a ditador da Venezuela.
Chávez tudo bem - ninguém estranhou a ausência. Causaria espanto se tivesse comparecido.
Mas Lula que outro dia foi à posse do presidente de esquerda de El Salvador?
O blog ouviu a assessoria do Palácio do Planalto. Que justificou assim a ausência de Lula: logo após o primeiro terremoto, ele esteve no Chile solidário com a presidente Bachelet. Antes encontrara Piñera na Cúpula da América Latina e Caribe, que aconteceu entre os dias 21 e 23 de fevereiro, no México.
De resto, segundo a assessoria, a agenda doméstica de Lula anda carregada. Ele tem se envolvido diretamente na discussão do Programa de Aceleração do Crescimento - segunda edição.
Lula mandou que Marco Aurélio Garcia, seu assessor especial, o representasse na posse.
Garcia deu de cara com os seguintes presidentes que também haviam se encontrado com Piñera no México: Evo Morales (Bolívia), Rafael Correa (Equador), Fernando Lugo (Paraguai), Álvaro Uribe (Colômbia), e Cristina Kirchner (Argentina).
Não consegui saber se Alan Garcia, presidente do Peru, que prestigiou a posse do seu colega chileno, participou da reunião no México.
José Mujica, presidente do Uruguai, não foi ao México. Mas foi à posse.
Decididamente, a estadia recente de Lula em Cuba deve ter perturbado seu espírito.
Acostumado a ser louvado pela imprensa internacional, passou a ser criticado devido ao seu mau comportamento em relação aos dissidentes políticos cubanos.
E ao monte de cretinices que disse ao voltar de lá.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.