Razões do Blog


Este blog foi criado para apoiar a candidatura de José Serra à presidência do Brasil, por entendermos ser o candidato mais preparado, em todos os aspectos pessoais, políticos e administrativos. Infelizmente o governo assistencialista de Lula e a sua grande popularidade elegeram Dilma Rousseff.
Como discordamos totalmente da ideologia e dos métodos do PT, calcados em estatismo, corporativismo, aparelhamento, autoritarismo, corrupção, etc., o blog passou a ser um veículo de oposição ao governo petista. Sugestões e comentários poderão ser enviados para o email pblcefor@yahoo.com.br .

segunda-feira, 22 de março de 2010

Serra enfrenta problemas em SC


DEM deve desembarcar do governo do PMDB em SC

Desavenças envenenam o palanque de Serra no Estado

  Wilson Dias/ABr
O diretório do DEM de Santa Catarina reúne-se nesta segunda (22).

Vai a voto uma proposta que não ajuda à candidatura presidencial de José Serra.

Os ‘demos’ catarinenses covitam desembarcar do governo pemedebê de Luiz Henrique (foto), ferrenho apoiador de Serra.

Em manifestação feita neste domingo (20), o senador Raimundo Colombo (DEM-SC) disse que viceja no partido o “viés de saída”:

“Não tem ninguém [no DEM] defendendo posição contrária. A conclusão é que, para o nosso projeto, o melhor é ficar de fora do governo”.

A prevalacer a “conclusão” exposta por Colombo, baterão em retirada da gestão Luiz Henrique algo como 25 ‘demos’ de primeiro e segundo escalão.

Entre os cargos que ficarão vagos há quatro secretarias de peso: Fazenda, Administração, Desenvolvimento Sustentável e Agricultura.

Presidente do diretório catarinense do DEM, o senador Colombo é também o candidato da legenda à sucessão de Luiz Henrique.

Sonhava com o apoio das legendas que compõem a tríplice aliança que dá suporte ao governo: além do DEM, o PMDB de Luiz Henrique e o PSDB de Serra.

O caldeirão começou a ferver depois que o PMDB emitiu sinais de que escapa ao controle de Luiz Henrique.

O governador tentava empinar a candidatura de Eduardo Pinho Moreira, presidente do PMDB no Estado e serrista como ele. Porém...

Porém, o prefeito pemedebê de Florianópolis, Dário Berger, apresentou-se como alternativa. Luiz Henrique não teve forças para escanteá-lo.

O PMDB catarinense viu-se compelido, então, a agendar para a próxima segunda (27) uma prévia na qual Pinho Moreira medirá forças com Berger.

Em carta manuscrita endereçada aos aliados, Luiz Henrique comprometeu-se a manter a tríplice aliança.

Pelo plano do governador, os três partidos que o apóiam apresentariam os seus nomes e, mais adiante, seria ungido o candidato que exibisse melhores índices de pesquisa.

O problema é que Dário Berger, o prefeito da capital, flerta nos subterrâneos com a candidatura petista de Dilma Rousseff.

Suspeita-se que, prevalecer sobre Pinho Moreira, Berger tenderá a oferecer a Dilma um segundo palanque, alternativo ao da petê Ideli Salvatti.

Ao farejar o cheiro de queimado, o DEM procura o seu rumo. No discurso, mantém o lero-lero pró-manutenção da aliança. Na prática, busca outros parceiros.

Para complicar, o PSDB esquiva-se de tomar posição. Planejara por de pé a candidatura do tucano Leonel Pavan, vice-governador de Luiz Henrique.

Acusado de intermediar negócios para uma empresa privada, Pavan foi denunciado pelo Ministério Público de Santa Catarina: “corrupção passiva”.

O Tribunal de Justiça agendou para quarta-feira (31) da semana que vem uma sessão em que será analisado o processo no qual Pavan figura como réu.

Politicamente alquebrado, Pavan reuniu-se na semana passada com uma trinca de grão-tucanos: Sérgio Guerra, Marisa Serrano e Rodrigo de Castro.

O presidente, a vice-presidente e o secretário-geral do PSDB fedeeral ouviram de Pavan o compromisso de não disputar o governo catarinense.

O DEM esperava mais. Além da retirada de cena de Pavan, contava com uma declaração explícita de apoio à candidatura de Raimundo Colombo.

O tucanato prefere esperar pela resolução da encrenca que se estabeleceu no interior do PMDB. Quer saber até que ponto Luiz Henrique controla sua legenda.

Acha que deve essa deferência ao governador, um dos poucos pemedebês que desafiam a posição da cúpula nacional de seu partido, fechada com Dilma.

Trincada, a tríplice aliança pró-Serra assiste ao crescimento da deputada Angela Amin, candidata do PP à sucessão catarinense.

Tomada pelas pesquisas que chegaram às mãos do tucanato, Angela vai assumindo as feições de favorita.

Além de Angela, vai às urnas com chance de vitória o ex-governador Espiridião Amin (PP), candidato ao Senado.

O que consola o PSDB é o fato de que as mesmas pesquias dão a Serra uma dianteira confortável sobre Dilma em Santa Catarina.

Imagina-se que 2010 vai repetir 2006, quando o tucano Geraldo Alckmin bateu Lula nas urnas catarinenses.    

Na quadra presidencial, a posição da família Amin é uma incógnita. Não se sabe se o casal fechará com Dilma ou com Serra.

Desmilinguindo-se a tríplice aliança, o PSDB não exclui a hipótese de buscar um acerto com o PP dos Amin.
Escrito por Josias de Souza às 05h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.