Mercadante já negocia ‘aliança’ para a disputa de SP
Fábio Pozzebom/ABrTomado por suas declarações públicas, Aloizio Mercadante (PT-SP) ainda é candidato à reeleição para o Senado.
Tomado por sua movimentação subterrânea, Mercadante já assimilou a idéia de disputar o governo de São Paulo.
Nesta terça (16), o líder petista reuniu-se em segredo com o deputado Paulo Pereira da Silva, mandachuva do PDT-SP.
Paulino da Força Sindical, como o deputado é conhecido, informou a Mercadante que o PDT pode embarcar na canoa do PT. Porém...
Porém, Paulinho levou à mesa uma condição: que indicar o companheiro de chapa de Mercadante.
Um problema para o petismo, que idealizara outro vice: o neosocialista Paulo Skaf, presidente da Fiesp e recém-filiado ao PSB.
Para regozijo de Paulinho, Skaf refugou a companhia de Mercadante. Prefere comparecer às urnas como candidato a governador.
Antes de trocar idéias com Paulinho, Mercadante reunira-se com a correligionária Marta Suplicy (PT-SP), que deve herdar dele a candidatura ao Senado.
Conversara também com o deputado Celso Russomano (PP-SP), vendido por Paulo Maluf como uma alternativa para sucesão paulista.
Até bem pouco, Mercadante era o “Plano B” de Lula para São Paulo. Como Ciro Gomes (PSB) demora-se em aceitar a missão, o líder do PT virou a “Opção A”.
Se for mesmo ao ringue, Mercadante enfrentará um adversário com cara de favorito. As pesquisas atribuem ao tucano Geraldo Alckmin índices de intenção de voto ao redor dos 50%.
Se perder, Mercadante torna-se instantaneamente candidato ao recebimento de uma “recompensa”: a cadeira de ministro do governo Dilma Rousseff.
Se Dilma for derrotada, Mercadante não terá senão a alternativa de planejar 2012 e torcer para que o PT o apóie numa eventual candidatura à prefeitura paulistana.
Rodeado de tantas variáveis, Mercadante talvez tenha saudades prematuras das pesquisas que o acomodam na dianteira da corrida para o Senado, à frente de Romeu Tuma (PTB) e Orestes Quércia (PMDB).
Como diria Lula, amigo é pra essas coisas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.