Razões do Blog


Este blog foi criado para apoiar a candidatura de José Serra à presidência do Brasil, por entendermos ser o candidato mais preparado, em todos os aspectos pessoais, políticos e administrativos. Infelizmente o governo assistencialista de Lula e a sua grande popularidade elegeram Dilma Rousseff.
Como discordamos totalmente da ideologia e dos métodos do PT, calcados em estatismo, corporativismo, aparelhamento, autoritarismo, corrupção, etc., o blog passou a ser um veículo de oposição ao governo petista. Sugestões e comentários poderão ser enviados para o email pblcefor@yahoo.com.br .

sexta-feira, 26 de março de 2010

Lula mantém política externa equivocada


Em discurso em São Paulo, Lula defende Irã e critica ONU, potências e Israel

Maurício Savarese
Do UOL Notícias
Em São Paulo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quinta-feira (25) em discurso o direito do Irã de buscar energia atômica para fins pacíficos e criticou as Nações Unidas, as principais potências e Israel criarem dificuldades para a resolução do conflito entre palestinos e israelenses no Oriente Médio.
O presidente participou da homenagem ao Dia Nacional da Cultura Árabe em São Paulo. Lula, que visitará Teerã em maio, afirmou que não deseja ver o Irã como um "novo Iraque".
O presidente afirmou que as críticas às suas viagens ao Oriente Médio desde o início do seu mandato são "fruto de subserviência". "É de tal ordem que as pessoas acham que um acordo no Oriente Médio depende só dos Estados Unidos e da Europa. Por que nós não podemos ajudar?"
Acompanhado da pré-candidata do PT à Presidência, a ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff (PT), e de seu provável adversário, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), Lula criticou as Nações Unidas por não terem tido papel mais eficiente na crise entre judeus e palestinos.
A ONU tem obrigação de trabalhar pela paz. A paz ali não é uma questão bilateral. É uma questão multilateral", afirmou o mandatário, que na semana passada visitou Israel, Cisjordânia e Jordânia.
Potências
Falando de improviso, Lula atacou os Estados Unidos e seus aliados na invasão do Iraque por terem agido motivados por duas "grandes mentiras": a suposta existência de armas químicas, nunca comprovada, e a pacificação do país. "Até agora, ninguém mostrou nada (de armas químicas) e não há sinais de que o Iraque está mais tranquilo", disse.
O presidente afirmou que se sentiu como se estivesse em uma eclusa. "Você passa de um país para o outro, sobe uma cancela, você troca de carro, não parece coisa do século 21", afirmou Lula, que criticou o muro que separa Israel dos territórios palestinos.
"Aquilo não é uma coisa nobre."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.