8º nanico, PSOL tem 3 pré-candidatos a presidente
Disputam vaga Plínio, Babá e Martiniano Cavalcanti
O PSOL terá candidato próprio a presidente, e não será Heloísa Helena. A mais famosa política do PSOL desta vez quer ser candidata ao Senado, por Alagoas. Assim, abriu-se um vácuo no partido.
O partido chegou a cogitar uma aliança com o PV, cuja candidata a presidente será Marina Silva. As negociações foram abandonadas após a aproximação do PV com a aliança DEM-PPS-PSDB no Rio de Janeiro.
O nome do PSOL para disputar o Palácio do Planalto será decidido numa disputa interna. Há 3 concorrentes: os ex-deputados Plínio de Arruda Sampaio (SP) e João Batista Oliveira de Araújo, o Babá (PA), e o presidente do diretório goiano do partido, Martiniano Cavalcanti.
Os pré-candidatos têm realizado intensos debates em várias regiões do país, e em algumas ocasiões chegaram a trocar acusações pessoais.
Plínio de Arruda Sampaio, 79 anos, intelectual da esquerda católica, foi um dos fundadores do PT em 1980. Em 1962, como deputado federal pelo PDC, foi relator do projeto de reforma agrária no governo João Goulart.
Babá, 56 anos, foi vereador da cidade Belém-PA (1989-1990), deputado estadual no Pará (1991-1999) e deputado federal (1999-2007). Engenheiro mecânico, pós graduado pelo ITA, trabalha atualmente como professor universitário no Rio.
O engenheiro civil Martiniano Cavalcanti, 51 anos, é presidente do diretório goiano do PSOL. Coordenador-geral da campanha de Heloísa Helena à presidência da República em 2006, concorreu sem sucesso à prefeitura de Goiânia em 2008, obtendo 5% dos votos.
A decisão deve sair até o fim de abril, quando o PSOL realiza suas prévias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.