Razões do Blog


Este blog foi criado para apoiar a candidatura de José Serra à presidência do Brasil, por entendermos ser o candidato mais preparado, em todos os aspectos pessoais, políticos e administrativos. Infelizmente o governo assistencialista de Lula e a sua grande popularidade elegeram Dilma Rousseff.
Como discordamos totalmente da ideologia e dos métodos do PT, calcados em estatismo, corporativismo, aparelhamento, autoritarismo, corrupção, etc., o blog passou a ser um veículo de oposição ao governo petista. Sugestões e comentários poderão ser enviados para o email pblcefor@yahoo.com.br .

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Pesquisa mostra que transferência de Lula chegou ao limite

Serra mantém apoio de 1/3 de quem aprova Lula

A pesquisa Datafolha divulgada hoje (2.jul.2010) mostra José Serra (PSDB) com 39%, Dilma Rousseff (PT) com 38% e Marina Silva (PV) com 10%.

Trata-se de um cenário muito semelhante ao do levantamento anterior do Datafolha (
aqui, todas as pesquisas para presidente). Em pesquisa de 20 e 21 de maio, feita pelo Datafolha, Serra e Dilma estavam empatados com 37%. Marina Silva estava com 12%.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais. Serra tinha 37% em maio e agora foi a 39%. Ou seja, oscilou dentro do limite da margem de erro do levantamento. O mesmo ocorreu com Dilma e Marina.

Entre as várias explicações sobre Serra se manter no mesmo nível do mês passado está um fato curioso. De maneira consistente, o tucano mantém para si, há meses, cerca de 1/3 dos eleitores que avaliam o governo Lula como ótimo ou bom. Eis os dados:




Como se observa, apesar de ser um candidato de oposição, Serra conseguiu se equilibrar de maneira sólida entre os eleitores que aprovam o governo Lula. Esse fenômeno pode estar ocorrendo porque o tucano evita de maneira sistemática se referir diretamente a Lula quando fala mal da administração federal. O sujeito sempre é oculto.

A candidata de Lula também ainda não saiu em campanha aberta para dizer aos eleitores que Serra é de oposição não apenas ao governo, mas a Lula. Trata-se de um movimento arriscado, pois o eleitor tende a não simpatizar com quem fala mal de adversários durante a campanha.

O fato é que com 1/3 dos eleitores lulistas ao seu lado, Serra terá de mirar em 
a) manter esses eleitores na sua seara e b) tentar conquistar 100% dos 20% dos brasileiros que não gostam do governo Lula. Não é fácil, mas esse é o desafio do tucano daqui até o dia da eleição, em 3 de outubro.

Para a petista Dilma Rousseff, o obstáculo a ser transposto é convencer a maioria desses 78% que hoje apóiam Lula a também votarem nela no dia da eleição. Ela tem ido bem até agora. Em dezembro passado, 32% dos que aprovam Lula votavam em Dilma. Hoje, são 46%.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.