Razões do Blog


Este blog foi criado para apoiar a candidatura de José Serra à presidência do Brasil, por entendermos ser o candidato mais preparado, em todos os aspectos pessoais, políticos e administrativos. Infelizmente o governo assistencialista de Lula e a sua grande popularidade elegeram Dilma Rousseff.
Como discordamos totalmente da ideologia e dos métodos do PT, calcados em estatismo, corporativismo, aparelhamento, autoritarismo, corrupção, etc., o blog passou a ser um veículo de oposição ao governo petista. Sugestões e comentários poderão ser enviados para o email pblcefor@yahoo.com.br .

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Serra lança 'salariômetro'

TRABALHO

Serra lança o portal Salariômetro, que informa valores de remuneração no país


SÃO PAULO - O governador José Serra (PSDB) lançou nesta quarta-feira um portal, batizado de Salariômetro, que informa a remuneração média das categorias de profissões no momento da admissão.

O trabalhador ou o empregador pode pesquisar no sistema online os valores de salários médios das ocupações, que servem de parâmetro para contratações com carteira assinada.

- A economia tem informação sobre tudo em matéria de preços, mas não tinha sobre o principal, que são os salários. Esse Salariômetro é informação sobre quanto ganha em média cada categoria, cada profissão - disse Serra a jornalistas no anúncio do portal.

Para o governador, provável candidato à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o site serve como orientação a trabalhadores, sindicatos e empresas, principalmente as pequenas e médias que não têm recursos para fazer uma pesquisa sobre o mercado de trabalho.

O instrumento, desenvolvido em conjunto com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), da USP, utiliza dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), ambos produzidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Questionado se o portal tem possibilidade de alavancar empregos, o secretário de Emprego e Relações de Trabalho de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, disse que a elevação de postos de trabalho é consequência apenas do investimento.

- O que eleva o nível de emprego é investimento público ou privado. O que estamos fazendo é fluindo as informações para que haja velocidade na correção de distorções.

O site calcula as remunerações médias das ocupações nos 26 estados, além do Distrito Federal. Em São Paulo, as informações podem ser detalhadas para os 645 municípios.

O governo paulista oferece ainda o site Emprega São Paulo , em que os trabalhadores em busca de emprego podem pesquisar as vagas oferecidas pelas empresas. Segundo o governador, o sistema já gerou 170 mil empregos notificados.

Os cálculos do Salariômetro são feitos a partir dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), bancos de dados mantidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) a partir de informações administrativas de todos os estabelecimentos do País.

Como usar

Para conhecer o valor do salário médio de admissão do cargo de interesse, o usuário preenche na internet um formulário muito simples em que informa o código da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) referente à sua profissão, além de outros dados (faixa etária, cor, gênero, escolaridade, setor e Unidade da Federação).

Caso o usuário não saiba o código da ocupação na CBO, deve fazer uma busca por palavras-chave que representem a profissão. O sistema ajuda nessa busca apresentando opções de ocupações para o usuário escolher a que mais se aproxima da profissão de interesse.

Se, depois de preenchido todo o formulário, o resultado for nulo, o usuário deve fazer uma nova consulta, agrupando algumas das informações - ou seja, precisa escolher a opção "Todos" ou "Todas" em algum (s) dos campos a serem completados (Estado, faixa etária, cor, gênero, escolaridade e setor).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.