Justiça suspende a cassação do mandato de Kassab
Luiz Guadagnoli/Divulgação
Antes mesmo de publicada, foisuspensa a cassação do mandato do prefeito paulistano Gilberto Kassab (DEM).
Antes mesmo de publicada, foisuspensa a cassação do mandato do prefeito paulistano Gilberto Kassab (DEM).
A lâmina descera no despacho de um juiz de primeiro grau, Sérgio Rezende Silveira. A defesa de Kassab apresentou recurso ao TRE.
E a sentença foi suspensa. Coisa usual. A lei prevê que, havendo recurso, a senteça condenatória sobe no telhado até que o TRE se manifeste.
Segunda instância da Justiça Eleitoral, o TRE é composto por sete magistrados. Não há prazo para que eles se manifestem.
Além de Kassab, a suspensão alcança a vice dele, Alda Marco Antônio (PMDB).
O juiz Sérgio Rezende cassara, de resto, oito vereadores paulistanos. Tudo suspenso.
A bancada do cadafalso inclui vereadores de três partidos. Cinco do PT: Antonio Donato, Arselino Tatto, Italo Cardoso, José Américo e Juliana Cardoso...
Dois Do PSDB: José Police Neto, líder da gestão Kassab na Câmara de vereaedores e Gilberto Ntalini. Um do DEM: Marco Aurélio Cunha.
Pesa contra todos –prefeito, vice-prefeita e vereadores— a suspeita de financimento ilegal de campanha.
No caso da dupla Kassab-Alda, as verbas de má origem somam R$ 10 milhões. Dinheiro vindo de empreiteiras, do banco Itaú e de uma associação.
A notícia sobre a sentença do juiz Sérgio Rezende viera à luz no final de semana. Nesta segunda, o documento foi divulgado.
Antes da publicação formal, que ocorrerá nesta terça, o despacho do juiz foi ao gancho da suspensão. Os pescoços de Kassab e Cia. ficarão longe da guilhotina até o julgamento final do processo.
Se perder no TRE, Kassab ainda poderá recorrer à terceira instância, o TSE, em Brasília. Dependendo da evolução, o caso pode morrer no STF. Ou seja, puxe uma cadeira. Melhor esperar sentado.
Escrito por Josias de Souza às 17h37
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.