Serra visita cidades atingidas pelas chuvas e promete ajuda
Plantão | Publicada em 03/01/2010 às 20h50m
Adauri Antunes BarbosaSÃO PAULO - Dois dias depois que as chuvas começaram a castigar vários municípios paulistas, o governador José Serra (PSDB), que estava em Trancoso, na Bahia, comemorando o réveillon com família, visitou São Luiz do Paraitinga, uma das cidades mais atingidas, que teve o seu centro histórico praticamente todo destruído. Serra prometeu ajuda à cidade histórica, que ficou parcialmente submersa depois do transbordamento do Rio Paraitinga no dia 1º.
- Se a prefeita topar nós ajudamos até a ter o Carnaval este ano em São Luiz - prometeu Serra durante entrevista coletiva, ao lado da prefeita Ana Lúcia Bilard Sicherle (PSDB), que já havia anunciado que a cidade não terá o tradicional Carnaval de rua em 2010.
Ana Lúcia interrompeu o governador para dizer que tinha outros planos para a cidade:
- Não queremos. Quem gostar de Carnaval para pular vai vir aqui para ajudar, para reerguer a cidade. Nós vamos mudar o foco do Carnaval - disse a prefeita.
Duas igrejas dos séculos 18 e 19, tombadas pelo patrimônio histórico, como todo o centro antigo de São Luiz, foram completamente destruídas pela enchente. Serra disse que não é impossível a recuperação das igrejas e do centro, mas que é preciso fazer uma avaliação para se chegar ao grau de destruição.
De acordo com a prefeita, os prejuízos de empresas e moradores de São Luiz do Paraitinga vão de R$ 50 milhões a R$ 100 milhões.
- Nós precisamos de financiamento para a comunidade porque muitas pessoas perderam tudo, para que essas pessoas possam ter uma maneira de reconstruir - disse, pedindo ao governador.
Serra, que foi de helicóptero até a cidade e visitou desabrigados e locais de enchente, disse que viu muito drama:
- Vi muito prejuízo, muito drama, muita tragédia pessoal - contou, propondo: - O fundamental agora é impedir que haja alguma outra tragédia, tipo desabar casa com gente dentro.
Cerca de 300 pessoas, bombeiros, policiais militares e agentes da Defesa Civil estão na cidade para prestar ajuda à população e começar, assim que as águas baixarem, o trabalho de recuperação. São Luiz do Paraitinga fica a 182 quilômetros de São Paulo, às margens da rodovia Oswaldo Cruz (SP-125), que liga Taubaté (Vale do Paraíba) a Ubatuba (litoral norte).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.