TO: 3 pesquisas sobre o Estado com apenas 2 candidatos
Serpes e Ibope mostram Siqueira Campos (PSDB) e Gaguim (PMDB) empatados
Vox Populi indica vitória do tucano se a eleição no Tocantins fosse hoje
Vox Populi indica vitória do tucano se a eleição no Tocantins fosse hoje
As 3 últimas pesquisas sobre as eleições no Tocantins, único Estado com apenas 2 candidatos a governador, foram feitas pelo Instituto Serpes, Vox Populi e Ibope. Até jun.2010, Paulo Mourão (PT) era candidato. Chegou até a ser oficializado pela convenção do partido, mas desistiu de concorrer à vaga e entrou para a chapa do atual governador, Carlos Gaguim (PMDB).
O site do TSE publica os registros das pesquisas Serpes, Vox Populi eIbope. Abaixo, os dados das pesquisas:
Como só há 2 candidatos, é praticamente certo que a eleição tocantinense terminará no 1° turno. Vencerá o candidato alcançar 50% mais 1 dos votos válidos (que são aqueles votos direcionados aos candidatos; brancos e nulos não são válidos para esse tipo de cálculo).
Para a eleição chegar ao 2° turno, uma situação pouco provável deve acontecer: os 2 candidatos teria de ter exatamente o mesmo número de votos. No 2° turno, se o empate improvável persistir, o candidato mais velho vence a eleição –segundo estabelece o artigo 2º da lei 9.504.
O Blog mantém um quadro com todos os dados das pesquisas sobre a eleição para governador do Tocantins.
Os resultados diferentes se explicam porque cada instituto usa método próprio para entrevistar eleitores e chegar aos resultados. Aqui, explicação sobre as diferenças dos institutos.
Senadores
Segundo o Serpes, o Vox Populi e o Ibope, os 2 senadores eleitos pelo Tocantins, se a eleição fosse hoje, seriam Marcelo Miranda (PMDB) e João Ribeiro (PR). Eles são os mais bem colocados nas 3 sondagens (confirmando a tendência já apontada por outras pesquisas divulgadas em 2010).
Aqui, dados das pesquisas sobre a intenção de voto para senador do Tocantins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.