Razões do Blog


Este blog foi criado para apoiar a candidatura de José Serra à presidência do Brasil, por entendermos ser o candidato mais preparado, em todos os aspectos pessoais, políticos e administrativos. Infelizmente o governo assistencialista de Lula e a sua grande popularidade elegeram Dilma Rousseff.
Como discordamos totalmente da ideologia e dos métodos do PT, calcados em estatismo, corporativismo, aparelhamento, autoritarismo, corrupção, etc., o blog passou a ser um veículo de oposição ao governo petista. Sugestões e comentários poderão ser enviados para o email pblcefor@yahoo.com.br .

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Serra precisa correr muito...

ARTIGO

Com TV, mulheres põem Dilma mais perto da vitória

 
Em maio, as pesquisas de intenção de voto para a Presidência apontavam empate entre Dilma Rousseff e José Serra. Em junho, a candidata do PT passava à frente do tucano. Em agosto –quando começam as aparições em debates e entrevistas e, logo depois, na propaganda eleitoral–, os números indicam a possibilidade de vitória da petista já no primeiro turno.
Não apenas nas taxas de intenção de voto espontâneo, mas também na simulação de segundo turno, os indicadores favoráveis a Dilma Rousseff superam com largueza os dos adversários.
A consistência e o conjunto destes dados apontam para a possibilidade de vitória da situação já no primeiro turno. No entanto, faltam quarenta dias para o dia da eleição, longe ainda para projeções definitivas, por mais contundentes que sejam os dados do Datafolha de 20 de agosto. Alguns indicadores desta última pesquisa reforçam a necessidade de precaução: 45% das eleitoras e 29% dos eleitores ainda não apontam candidato de forma espontânea.
Dos que apontam candidato ou candidata com ajuda de lista, 27% das eleitoras dizem que podem mudar de voto até o dia da eleição, assim como 19% dos eleitores.
Os votos válidos que apontam Dilma Rousseff como vitoriosa já no primeiro turno são principalmente masculinos, pois ela tem 57% dos votos válidos entre eleitores e 51% entre eleitoras.
Ocorre que uma nova evidência a favor de Dilma Rousseff foi divulgada nesta última pesquisa Datafolha: ela cresce aceleradamente com a entrada da campanha pela televisão e supera Serra por 17 pontos. Além do mais, a campanha petista na TV é considerada a melhor para os que a assistiram.
Um terço dos eleitores, sem grande diferença entre homens e mulheres, viu a campanha pela TV. A vantagem da propaganda da candidata do presidente Lula já é notável, pois 72% de seus eleitores acham que ela está se saindo melhor na TV. Dentre os eleitores de Serra, 63% afirmam que ele é melhor e apenas 32% dos de Marina Silva (PV) a vêem bem na telinha. Ou seja, a relação Lula e Dilma, suporte mais significativo da continuidade, só agora se explicitou para um segmento importante de eleitores. Depois disso a candidata do governo disparou com 17 pontos de vantagem.
Os quarenta dias que vêm pela frente poderão dar tempo para mudanças e aperfeiçoamento da comunicação de Serra e Marina e melhorar a avaliação inicial favorável à dupla Dilma e Lula. No entanto, são tantos os indicadores favoráveis que a oposição vai precisar não só de competência, mas também de sorte.
Quanto a Dilma, precisará assegurar uma margem maior de votos válidos entre mulheres e consolidar os votos femininos que ainda estão voláteis. Talvez por isso Lula tenha começado a chamar Dilma de presidenta. Uma questão de gênero que a gramática poderá ajudar.
Fátima Pacheco Jordão é socióloga e especialista em pesquisas de opinião. É assessora de pesquisa da TV Cultura e diretora do Instituto Patrícia Galvão.


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