PESQUISAS & PESQUISAS!
1. As pesquisas de acompanhamento da equipe de Serra mostram uma diferença pequena dentro do que se chama de empate técnico. Vox Populi se apressou em antecipar as pesquisas da semana, com 12 pontos a favor da Dilma, criando clima. Agora vem Ibope e Datafolha.
2. Como o Ibope é contratado pelo PT para pesquisas diárias -tracking- segundo Noblat em seu blog, a responsabilidade do Ibope é muito grande ao divulgar essa pesquisa. Joga a sua marca e a sua credibilidade. Seus técnicos devem estar mergulhando nos números para ampliar a precisão do que divulgarem.
3. Lembre-se que o tracking acumulado (digamos 500 por dia acumulando em médias móveis de 5 dias para 2,5 mil entrevistas) não tem a precisão de uma pesquisa nacional em dois dias com 3 mil entrevistas. Sempre que em outras campanhas foram contratadas pesquisas diárias do Ibope e do próprio Vox Populi, o número publicado referente à pesquisa contratada por meios de comunicação tinha diferenças maiores que as margens de erro.
4. O Ibope fecha amanhã e o Datafolha na sexta-feira. O Datafolha virá com amostra superdimensionada para reduzir margem de erro de pesquisa em ponto de fluxo.
Ex-blog CM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.