Razões do Blog


Este blog foi criado para apoiar a candidatura de José Serra à presidência do Brasil, por entendermos ser o candidato mais preparado, em todos os aspectos pessoais, políticos e administrativos. Infelizmente o governo assistencialista de Lula e a sua grande popularidade elegeram Dilma Rousseff.
Como discordamos totalmente da ideologia e dos métodos do PT, calcados em estatismo, corporativismo, aparelhamento, autoritarismo, corrupção, etc., o blog passou a ser um veículo de oposição ao governo petista. Sugestões e comentários poderão ser enviados para o email pblcefor@yahoo.com.br .

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Agenda política da semana

Poder e política na semana – 25.out a 31.out.2010

Fernando Rodrigues

Finalmente, o 2° turno.
Como estabelece a lei eleitoral, a 2ª votação ocorre no último domingo de outubro. Em 2010, cai no dia 31, dia das bruxas. Em 2002, quando Lula venceu pela 1ª vez, caiu no dia 27, justamente o aniversário do atual presidente, que faz 65 anos nesta semana. 
Haverá 2º turno para presidente no Brasil inteiro (claro), e, para governador, em 8 Estados e no Distrito Federal. Aqui, todas as pesquisas disponíveis. É o menor número de disputas para governador em 2º turno até hoje: só 14% dos eleitores votam nos Estados e no DF para governador.
Na 2ª feira, Dilma (PT) e Serra (PSDB) se encontram no 3° debate do 2° turno, organizado pela “Record”. Começa tarde, às 23h. Na 4ª feira, o SBT anunciou um encontro entre a petista e o tucano, a partir de 12h20, transmitido para suas afiliadas no Nordeste (a partir de Salvador). Na 6ª, novo debate, o da “Globo”. Começa às 22h15.
Pipocam pesquisas eleitorais na reta final: na 2ª feira, Vox Populi pode divulgar nova sondagem sobre a eleição presidencial. Na 3ª, é vez do Datafolha. Na 4ª, CNT/Sensus. Na 5ª, Ibope. Na 6ª, de novo Datafolha. Na manhã de domingo (dia da eleição), pelo menos Datafolha e Ibope devem ter novas sondagens.
Para ajudar Serra, atrás nas pesquisas, Alckmin faz maratona em vários Estados. Beto Richa percorre o interior do Paraná. Até FHC entra em cena: participa de passeata pró-tucano, na 6ª feira, em São Paulo.
Para Dilma, quem vai a campo é Lula: fecha a campanha sem a candidata, 5ª feira, no Recife.
Sábado, 1 dia antes do 2° turno, não se pode mais promover candidatos com alto-falantes e amplificadores. E Diego Armando Maradona completa 50 anos, 1 semana depois de Pelé comemorar 70.
A seguir, o que vai mover o mundinho da política na semana fatal das eleições 2010:


Segunda (25.out.2010)
Pesquisa Vox Populi – instituto pode divulgar seus números novos. A lei eleitoral pede intervalo de 5 dias a partir do registro no TSE até a divulgação. O registro foi feito em 20.out.2010.
Dilma x Serra na “Record” – 3° debate do 2° turno. Começa às 23h.
Dilma em São Paulo – de 12h a 14h, reúne-se, no Hotel Mercury, com presidentes dos partidos de sua coligação e lança documento com compromissos de governo (a 6 dias da eleição...).
 
Lula no Rio – pela manhã, entrega unidades do Minha Casa, Minha Vidapara moradores do Complexo do Alemão desalojados pelas chuvas de abril. Às 15h, lança embarcação ao mar no estaleiro da Ilha do Governador.
Alckmin no Rio Grande do Sul – tucano, governador de São Paulo, faz campanha para Serra em Porto Alegre e em Santa Maria.
Jaques Wagner no Roda Viva – governador reeleito da Bahia, filiado ao PT, grava entrevista à tarde, em São Paulo. Transmissão a partir das 22h, pela “TV Cultura”.
Anastasia e o Cansei – em São Paulo, governador reeleito de Minas, pelo PSDB, almoça com empresários do Lide – associação presidida por João Dória, fundador do movimento anti-Lula “Cansei”, em 2007.

Terça (26.out.2010)
Pesquisa Datafolha – instituto termina as entrevistas e já pode divulgar os resultados. O registro foi feito em 21.out.2010.
Faltam 5 dias para a eleição – nenhum eleitor pode ser preso, exceto em flagrante, até 48h depois da votação de domingo (31.out.2010). Candidatos contam com esse benefício desde 18.out.2010 (artigo 236 do Código eleitoral).
Lula em Curitiba – faz campanha na capital do Paraná, à noite. Antes, em Brasília, vai à reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas e encontra representantes do movimento de atingidos por barragens.
Beto Richa ajuda Serra – tucano, eleito governador do Paraná, vai a Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, pela manhã. À tarde, à Goiânia. Talvez Serra o acompanhe.
Dilma no Nordeste – às 18h30, visita Vitória da Conquista (Bahia) com Jaques Wagner. Dos 417 municípios baianos, Serra só ganhou em Vitória da Conquista e em Presidente Tancredo Neves. A candidata também visitaFortaleza (Ceará) e Caruaru (Pernambuco).

Quarta (27.out.2010)
Pesquisa CNT/Sensus – resultados já podem ser divulgados. Registro no TSE foi feito em 22.out.2010.
Dilma X Serra no Nordeste – o SBT anunciou o encontro, a partir de 12h20.
Lula faz 65 anos – em 2002, o 2° turno da eleição presidencial, vencido porLula pela 1ª vez, caiu nesse dia (último domingo do mês, como determina a lei eleitoral). Em 2010, a campanha de Dilma divulgará o bordão: "dê um presente ao Lula: conquiste mais um voto para Dilma".
Lula em Santa Catarina – entrega última fase da reconstrução do Porto de Itajaí. Na hora do almoço, volta pra Brasília.
STF julga Ficha Limpa – em pauta, recurso de Jáder Barbalho (PMDB), candidato a senador pelo Pará considerado ficha suja pelo TSE.
Casagrande ajuda Dilma – governador do Espírito Santo, eleito pelo PSB, faz campanha para a aliada no Piauí. 

Quinta (28.out.2010)
Pesquisa Ibope – Datafolha faz entrevistas para nova sondagem e pode divulgar resultado em 29.out.2010. Ibope termina entrevistas e já pode divulgar os números novos.
Faltam 3 dias paras a eleição – último dia para realização de comícios (artigo 240 do Código Eleitoral e artigo 39 da lei 9504).
Lula no Recife – sem Dilma, faz último comício da campanha faz campanha na capital pernambucana, no fim da tarde. Antes, pode ir para o Rio por causa do início da produção de petróleo do pré-sal.
Beto Richa no Paraná – participa de eventos pró-Serra no interior do Estado. 


Sexta (29.out.2010)
Pesquisa Datafolha – pode divulgar resultado de sondagem feita em 28.out.2010.
Serra x Dilma na “Globo” – 4° debate do 2° turno, transmitido a partir das 22h15. Aqui, lista com todos os debates da eleição presidencial de 2010.
Faltam 2 dias para a eleição – último dia do horário político no rádio e na TV. Também é o prazo: realização de debates, divulgação de propaganda eleitoral em páginas institucionais na internet e de propaganda paga na mídia impressa, segundo artigo 49 da lei 9504.
Lula em São Paulo – pela manhã, visita o Salão Internacional do Automóvel, no Anhembi.
FHC ajuda Serra – vai a passeata em apoio ao correligionário. Começa no largo São Francisco, centro de São Paulo.

Sábado (30.out.2010)
Falta 1 dia para a eleição – último dia para promoção de carreata e distribuição de propaganda política. Não se pode mais usar alto-falantes e amplificadores de som para apoiar candidatos (artigo 39 da lei 9504).
Beto Richa – encerra sua campanha pró-Serra com caminhada em Curitiba.

Domingo (31.out.2010)
Eleição – enfim, o 2° turno. Pode-se votar das 8h às 17h, no horário local de cada cidade. As últimas urna devem ser fechadas às 18h (hora de Brasília) em locais que seguem a hora de Manaus e adotaram o horário de verão.
Referendo no Acre – além de escolher o presidente, acrianos dizem nas urnas se aprovam a supressão, já em vigor, de seu fuso horário (2 horas a menos em relação a Brasília, sem contar horário de verão).
Folha.com e UOL ao vivo – os dois portais fazem operação conjunta para transmitir em vídeo (na web, iPhones, iPads etc.) todos os acontecimentos no dia da eleição e da apuração, a partir do início da noite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.