Pesquisa do PSDB: vantagem de Dilma? ‘5,9 pontos’
Incomodado com as pesquisas que sorriem mais para Dilma Rousseff, o PSDB decidiu divulgar sua própria sondagem eleitoral.
Foi feita pelo instituto GPP. Atribui a Dilma Rousseff 46,4% das intenções de voto, contra 40,5% de Serra. Diferença de 5,9 pontos.
Nas aferições de outros institutos, a dianteira de Dilma é maior. No último Datafolha: 12 pontos.
O PSDB registrou sua pesquisa no TSE (nº 37219/2010). Com isso, ficou autorizado a tornar públicos os dados que antes digeria entre quatro paredes.
A pesquisa tucana veio à luz pelas mãos da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), que integra a coordenação da campanha de Serra.
No texto que levou à web, o tucanato não esclarece como estão divididos na sua pesquisa os votos nulos, os brancos e os indecisos.
No afã de apresentar índices menos azedos, o título da notícia arredonda para baixo a diferença detectada pelo GPP: em vez de 5,9 pontos, 5,5 pontos.
De acordo com o partido de Serra, o GPP ouviu 4.047 pessoas em 23 Estados e no Distrito Federal. Deu-se entre sábado (23) e segunda (25). A margem de erro da pesquisa é de 1,8 ponto.
O GPP foi criado em 1991. A maioria de suas pesquisas é feita por encomenda de empresas. Porém...
Porém, o instituto inclui entre seus clientes oito partidos políticos. Quatro vinculados a Serra: PSDB, DEM, PPS e PTB. Quatro ligados a Dilma: PT, PMDB, PDT e PR.
Escrito por Josias de Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.