DEU EM O ESTADO DE S. PAULO
Pesquisa mostra poucas opções de discurso para Serra
Entre os temas pesquisados, apenas 'segurança' e 'impostos' revelam potencial para serem explorados em uma campanha oposicionista
José Roberto de Toledo:
A pesquisa Ibope/Estado/TV Globo mostra a dificuldade de José Serra (PSDB) fixar um discurso de campanha eficiente. Entre os temas pesquisados, apenas "segurança" e "impostos" revelam potencial para serem explorados em uma campanha oposicionista.
São os únicos temas nos quais mais eleitores acham que as coisas pioraram do que melhoraram nos últimos dois anos. Serra ganha de Dilma Rousseff (PT) entre o eleitorado mais crítico. Ele pode tentar ampliar sua vantagem nesse segmento, mas o teto de crescimento é baixo.
Surpreendentemente, "saúde", que poderia ser um diferencial do tucano por ele ser reconhecido como ministro da área, mostra um equilíbrio entre os eleitores que veem melhoras e pioras, o que dificulta a abordagem.
Os temas econômicos, apesar de serem especialidades de Serra, como "emprego" e "consumo", são francamente favoráveis à pré-candidata governista. Será difícil o tucano encontrar um "gancho" que lhe renda votos nessas áreas.
ES - Esta análise é muito superficial e incompleta. Sabe-se que existem outras áreas importantes, em termos de serviços públicos, que estão em situação muito precária no Brasil. Destacam-se saúde, saneamento e educação. Realizar uma consulta em tempo útil num posto público é praticamente impossível. O percentual da população beneficiada por saneamento é irrisória, em padrões internacionais desenvolvidos. E a educação publica é extremamente precária, nos mesmos padrões. Tema para discurso é o que não falta.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.