Razões do Blog


Este blog foi criado para apoiar a candidatura de José Serra à presidência do Brasil, por entendermos ser o candidato mais preparado, em todos os aspectos pessoais, políticos e administrativos. Infelizmente o governo assistencialista de Lula e a sua grande popularidade elegeram Dilma Rousseff.
Como discordamos totalmente da ideologia e dos métodos do PT, calcados em estatismo, corporativismo, aparelhamento, autoritarismo, corrupção, etc., o blog passou a ser um veículo de oposição ao governo petista. Sugestões e comentários poderão ser enviados para o email pblcefor@yahoo.com.br .

domingo, 30 de maio de 2010

Pesquisa mostra que Serra ainda pode crescer muito

Serra e Dilma precisam romper estereótipos

Fernando Rodrigues


Pesquisa Datafolha confirma cientificamente o senso comum (ou estereótipos) sobre os 2 principais pré-candidatos a presidente.

José Serra (PSDB) é visto com o mais preparado por 64% dos eleitores, contra apenas 17% que apontam a mesma característica em Dilma Rousseff.  Outros 45% acham que o tucano defenderá mais os ricos (Dilma tem 15% nesse atributo)

Já Dilma Rousseff é a que "mais defenderá os pobres", segundo 37% dos eleitores (contra 21% dos que enxergam essa qualidades em Serra). Há também 45% que enxergam Dilma como a candidata que mais “defenderá o interesse das mulheres” (Serra tem 22%).

A reportagem completa está na “Folha de S.Paulo” de hoje (30.maio.2010),aqui para assinantes do jornal e do UOL.

O curioso é Serra e Dilma estão empatados na pesquisa de intenção de voto (37% X 37%), mas 51% dos eleitores da petista consideram o tucano mais bem preparado do que ela para governar o país.
  

A pesquisa investigou 24 atributos de imagem dos candidatos a presidente. Em geral, são os estereótipos de sempre confirmados na cabeça do eleitor. O PSDB é um partido que defende mais os ricos. O PT o que defende mais os pobres.

A partir de agora, para crescer nas pesquisas, cada candidato ao Planalto tentará romper esses estereótipos estabelecidos pelos eleitores.

Serra, por exemplo, é visto também como o que mais vai privatizar empresas estatais por 38% dos eleitores (uma percepção que assolou o mundo tucano na eleição de 2006). Outros 50% acham que o tucano vai defender mais os empresários. Os percentuais de Dilma nesses quesitos são de apenas 15% e 16%, respectivamente.

Tudo considerado, Serra terá de provar aos eleitores que será um pouco mais voltado para área social. E Dilma terá de demonstrar ter experiência suficiente para ser presidente.

O tucano e a petista terão ainda os meses de junho, julho, agosto e setembro para tentar moldar a percepção que os eleitores têm.  O mais bem sucedido terá sucesso em 3 de outubro, dia da eleição.


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