Razões do Blog


Este blog foi criado para apoiar a candidatura de José Serra à presidência do Brasil, por entendermos ser o candidato mais preparado, em todos os aspectos pessoais, políticos e administrativos. Infelizmente o governo assistencialista de Lula e a sua grande popularidade elegeram Dilma Rousseff.
Como discordamos totalmente da ideologia e dos métodos do PT, calcados em estatismo, corporativismo, aparelhamento, autoritarismo, corrupção, etc., o blog passou a ser um veículo de oposição ao governo petista. Sugestões e comentários poderão ser enviados para o email pblcefor@yahoo.com.br .

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Entrevista com o candidato do PSOL


ENTREVISTA COM PLÍNIO DE ARRUDA SAMPAIO, DO PSOL
Blog do noblat

Governo Lula: 'Coisas boas na superfície escondem barbaridades'

(Entrevista feita há pouco pelo twitter)
Boa tarde, dr. Plínio de Arruda Sampaio, candidato do PSOL a presidente da República. Gostaria que o senhor se apresentasse para aqueles que não o conhecem.
Boa tarde Noblat. Primeiramente, muito obrigado por essa entrevista. Minha pré-candidatura é uma das que menos tem tido espaço na mídia...
Por isso, há ainda um grande desconhecimento dela. Mas sou um homem de 79 anos e quase 60 de vida pública. Comecei na Juventude Católica...
...ainda na USP, no Largo de São Francisco, em 1950. Foi aí que fiz a opção pelo socialismo cristão, no convívio com os dominicanos. Depois...
militei no verdadeiro Partido Democrata Cristão (PDC), que já acabou e não tem nada com esse do Eymael. Em seguida, governo. Carvalho Pinto...
... em SP. Fiz o Plano de Ação do Carvalho, que foi o primeiro a ser integralmente implementado. Logo, fui para a Câmara Federal, 1962.
Lá, fui relator do projeto de reforma agrária do presidente João Goulart. Não precisa nem dizer que, após isso, fui cassado pelo golpe...
...12 anos de exílio, no Chile e dos EUA, trabalhando na ONU e na reforma agrária. Volto e ajudo a fundar o PT, onde militei até 2005. Aí...
...o PT saiu de mim, pq virou igualzinho aos outros. Fui então pro PSOL, onde estou. Antes, em 1990, fui candidato a governador de SP pelo PT.
...E em 2006, já no PSOL, candidato de novo ao gov. de SP, fiquei em 4º lugar. A campanha que gastou R$ 80 mil e rendeu meio milhão de votos.
Além disso, tenho seis filhos, 12 lindos netos e uma companheira de vida há 56 anos que foi fundamental nessa trajetória, a Dona Marieta.
Penso que isso é o fundamental para aqueles que ainda não conhecem minha história política. Podemos seguir.
Fale do PSOL. Mas se possível de forma mais resumida.
O PSOL é uma tentativa de reeditar um partido socialista, que venha suprir a traição do PT, ou melhor, da direção do PT.
Que traição foi essa do PT? Traiu o quê?
[Ah, esqueci de dizer antes que fui deputado federal por 3 vezes. Na Constituinte de 1988, relatei o capítulo sobre o Poder Judiciário]
O PT surgiu como o primeiro partido socialista, democrático pelas bases. Assim foi até 1989. Depois resolveram ampliá-lo para outras classes. Deu no que deu.
Deu em quê?
Deu num partido igual aos demais. Um partido da ordem. Isto não representa o pensamento da maioria dos petistas - gente muito séria.
Como um partido pode governar sem se tornar um partido da ordem? O senhor sugere um governo da desordem?
Sugiro um governo na verdadeira ordem. Com igualdade, justiça e liberdade. Fora, portanto, da ordem capitalista. Dentro da ordem socialista.
Faltam justiça, igualdade e liberdade no governo que temos há 8 anos?
Faltam. Não temos reforma agrária. Os movimentos sociais e a juventude, sobretudo negra, são criminalizados. Pobreza sem casa.
Vamos ser práticos. Como seria sua reforma agrária?
Para começar, desapropriar fazendas com mais de mil hectares, produtivas ou não. Jango, em 64, propunha 500ha. Só assim 6 milhões de famílias terão terra.
A desapropriação se faria mediante autorização da Justiça? E o senhor acredita que a Justiça autorizaria?
O limite de tamanho é uma campanha da CNBB/MST. A Constituição terá de ser reformada. Indenização a prazo. Sendo lei, o Judiciário cumprirá.
Que outro ponto destacaria de um eventual governo do PSOL?
Socialização da educação para garantir 3 valores: igualdade, liberdade, eficiência. Ou o menino pobre entrará na vida em desvantagem.
O senhor é candidato para marcar posição e fazer o PSOL crescer ou imagina que poderá ser eleito?
Se a mídia fizer como você, tenho chances e vou lutar por elas. Não esqueça que FHC sentou na cadeira de prefeito de São Paulo antes do tempo.
[Nota: em 1985, candidato a prefeito contra Jânio Quadros, Fernando Henrque posou para fotos sentado na cadeira do prefeito. As fotos só seriam publicadas caso ele se elegesse. Ele perdeu.]
Quem o senhor acha que está sentado ou tentando sentar na cadeira de presidente antes do tempo?
Dilma e Serra. Aliás, o processo eleitoral foi montado para isso. Iremos desconstruir esse "bipartidarismo" antidemocrático.
Como sem muito dinheiro, sem apoio de outros partidos e com pouquíssimo tempo de propaganda eleitoral o senhor pensa em se eleger?
[Antes, outro ponto do programa: socializar a medicina. Quando o rico tiver que ir no mesmo hospital do pobre haverá finaciamento para a Saúde]
Sobre a eleição, confio no povo e no Twitter. Sempre há quem entenda nossa mensagem. O difícil é fazê-la chegar ao povo.
Então o senhor é candidato a ser o primeiro presidente eleito pelo twitter?
Não, o Obama teve muita ajuda da internet antes de mim.
O que o senhor tem contra Dilma e Serra?
O fato de que suas políticas são contrárias aos interesses do povo.
O senhor não faz distinção entre Serra e Dilma? Acha que são parecidos ou que representam as mesmas coisas?
Não são parecidos, mas representam a mesma política neoliberal.
Num eventual segundo turno entre Dilma e Serra, quem o senhor apoiaria?
Não haverá 2º turno entre Dilma e Serra, será entre um deles e o Plínio.
Sei que essa é a resposta padrão dos candidatos. Mas digamos que isso aconteça, por absurdo. Quem apoiaria?
O 2º turno é uma outra eleição. Precisa ser pensada de novo, não agora. Hoje, é impensável o apoio a qualquer um dos dois.
O senhor não fala de Marina Silva. Por que? Há possibilidade de ela e o senhor estarem juntos ainda no primeiro turno?
Não posso apoiar a Marina porque ela é ecocapitalista e eu, ecossocialista.
O senhor não reconhece avanços no governo Lula?
Infelizmente, não. Algumas coisas boas na superfície escondem barbaridades na profundidade.
Dê um exemplo de avanço do governo Lula que esconde barbaridade.
Colocar 20 milhões de pessoas comprando eletros nas casas Bahia enquanto seus filhos estão numa escola sucateada.
Estamos com pouco mais de 1 hora e meia de entrevista e próximos do fim. Que país o senhor aponta como modelo para o Brasil?
Não há modelos. O socialismo está sendo reinventado para incluir a liberdade na luta pela igualdade.
Onde o socialismo está sendo reinventado? Em que país esse processo de reinvenção está mais maduro ou tem avançado mais?
A reinvenção está na etapa do debate ideológico entre os sociaistas. Ainda não se executa. O Brasil poderá ser o 1º.
Dr. Plínio: grato pela entrevista. Grato a todos.
Muito obrigado. Foi um gesto democrático. Tenho certeza de que ajudou a difundir as idéias do PSOL.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.