O resultado da pesquisa Datafolha, divulgado na semana passada, revela uma curiosidade que surpreendeu muitas lideranças políticas em relação à eleição para a Presidência da República: enquanto os homens preferem Dilma, as mulheres escolhem Serra. De acordo com o instituto, no universo masculino Dilma Rousseff seria a eleita, com 42% dos votos, contra 36% de José Serra. Já entre as mulheres, o tucano é quem reina. Ele está na frente, com 38% da preferência, contra 33% da petista.
Na opinião do cientista político Geraldo Tadeu, do instituto IBPS, a pesquisa do Datafolha pode revelar características de um comportamento natural de cada gênero. “As mulheres estão mais atentas a questões comosaúde e educação. Serra foi ministro da Saúde e teve como uma de suas principais ações a introdução no mercado dos medicamento genéricos. Já os homens estão mais interessados em assuntos de naturezaeconômica, como finanças e emprego, e Dilma representa esse papel”, explica Geraldo Tadeu.
Vice-presidente do PSDB, a senadora Marisa Serrano (MS), uma das coordenadoras da campanha de Serra, diz que o resultado da pesquisa levou lideranças tucanas a estudarem estratégias em relação aos resultados apresentados. “A grande aceitação do Serra com as mulheres se deve à sua experiência como ministro da Saúde, suas propostas na área da Educação, sua atenção com os idosos. É a mulher quem cuida dafamília. Acredito que muitas mulheres vão influenciar os homens na hora do voto”, comenta a senadora.
Já para o presidente estadual do PT no Rio, deputado federal Luiz Sérgio, coordenador da campanha de Dilma no estado, os resultados não são relevantes para demonstrar algum tipo de tendência. “Discordo que o discurso da Dilma tenha influenciado mais os homens do que as mulheres. A diferença entre um segmento e outro é muito pequena. O que é mais importante na pesquisa é que Dilma teve crescimento em todas as faixas etárias e níveis sociais”, afirma Luiz Sérgio.
O sociólogo Antônio Lavareda diz que a supremacia de Dilma sobre Serra entre os homens nas pesquisas pode ser indício de que um fenômeno volte a se repetir: a maior votação no PT entre os homens. “Em 2002, Lula venceu e a diferença de votos de homens para mulheres foi de 10 pontos percentuais. Em 2006, essa diferença de votos foi de 6 pontos”, afirma.
Marina está mais conhecida
De acordo com o Datafolha, em um mês a pré-candita Marina Silva (PV) se tornou mais conhecida dos eleitores. Em abril, ela era conhecida por 63% dos entrevistados e, agora, chegou aos 73%. Dilma é conhecida por 90%, enquanto o percentual de Serra chega aos 98%.
Para o vereador Alfredo Sirkis (PV), coordenador da campanha de Marina no Rio, a tendência é que précandidata chegue aos 16% no final de junho. De acordo com o Datafolha, ela hoje tem 12%, enquanto Serra e Dilma têm 37%. O Datafolha também revelou que Dilma e Marina são mais conhecidas entre os homens (92% e 75%, respectivamente) do que entre mulheres (89% e 72%). Serra tem o mesmo percentual (98%).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.