Jarbas aguarda Serra para definir candidatura em PE
Ed Ruas
Especial do Recife (PE)
Os próximos 15 dias serão decisivos para o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE). A expectativa é que ele anuncie sua candidatura para disputar o governo de Pernambuco contra Eduardo Campos (PSB). No entanto, a decisão do peemedebista depende de uma última conversa com presidenciável José Serra (PSDB-SP), para "sentir o pulso" dele para a eleição. Já o tucano precisa de bons nomes em estados-chave, principalmente no Nordeste. "Sem isso, não posso ser candidato a presidente", teria dito Serra no primeiro encontro entre os políticos, em novembro do ano passado, em São Paulo.
A convocação de José Serra "balançou" o senador de Pernambuco, que por já ter administrado o Estado por dois mandatos tinha eliminado qualquer desejo de disputar mais uma vez a cadeira. Outro desestímulo a Jarbas Vasconcelos estaria no clima pré-eleitoral que já se estabeleceu no Estado. O atual governador é neto do ex-governador Miguel Arraes, que foi derrotado pelo peemedebista e ex-aliado em 1998 - por uma diferença de mais de um milhão de votos.
Com base nos índices de aprovação do governo socialista - em torno de 75% - e pesquisas internas de intenção de votos, vários aliados de Eduardo Campos acreditam que ele pode, após 12 anos, dar "o troco" eleitoral a Jarbas Vasconcelos. Apesar da atual "vantagem" do socialista, nos bastidores políticos a previsão é de uma campanha acirrada.
O encontro entre José Serra e Jarbas Vasconcelos deverá acontecer nas próximas duas semanas, em Brasília ou São Paulo. Antes, o tucano vai a Minas Gerais, para participar de uma homenagem a Tancredo Neves. Serra aproveita a ida para jantar com o correligionário e governador Aécio Neves, que chegou a pleitear a vaga de presidenciável pelo partido.
Terra Magazine
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.