Razões do Blog


Este blog foi criado para apoiar a candidatura de José Serra à presidência do Brasil, por entendermos ser o candidato mais preparado, em todos os aspectos pessoais, políticos e administrativos. Infelizmente o governo assistencialista de Lula e a sua grande popularidade elegeram Dilma Rousseff.
Como discordamos totalmente da ideologia e dos métodos do PT, calcados em estatismo, corporativismo, aparelhamento, autoritarismo, corrupção, etc., o blog passou a ser um veículo de oposição ao governo petista. Sugestões e comentários poderão ser enviados para o email pblcefor@yahoo.com.br .

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Serra agora é o candidato


Desistência de Aécio empurra Serra à força para a disputa

Blog do FernandoRodrigues


desistência de Aécio Neves (PSDB) da disputa pelo Palácio do Planalto tem as seguintes consequências/interpretações:

1) José Serra vira candidato – o governador de São Paulo queria anunciar sua candidatura apenas no final de março de 2010, mas agora vira automaticamente, e à força, o principal e único nome da oposição para concorrer à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O tucano Serra pode negar o quanto quiser em público, mas foi jogado no picadeiro por causa da saída de Aécio;

2) Aécio Neves sai ferido – ao cumprir a ameaça que vinha fazendo há alguns meses de deixar a disputa, o governador mineiro demonstra um certo ressentimento que será difícil de aplacar. Ele sempre fará em público um discurso pela unidade do PSDB. Mas só haverá unidade se Aécio aceitar ser o candidato a vice-presidente numa chapa com José Serra –algo no momento muito improvável. Basta notar que nas 936 palavras de sua carta de desistência em 17.dez.2009, Aécio não cita Serra uma única vez. Se Aécio for apenas candidato ao Senado por Minas Gerais, é quase certo que fará corpo mole na hora de ajudar Serra na corrida pelo Planalto;

3) polarização – com José Serra pela oposição e Dilma Rousseff (PT) pela situação, a campanha presidencial de 2010 parece mesmo que vai ficando polarizada, como desejava Lula. Possíveis terceiras forças como Ciro Gomes (PSB) e Marina Silva (PV) não estão ainda se viabilizando. Ciro apostava na candidatura de Aécio para que o jogo ficasse embolado e ele pudesse entrar na disputa. Agora, as chances de o deputado cearense ser candidato parecem mais reduzidas. Já Marina Silva está prisioneira de um discurso monotemático voltado para o meio ambiente.

4) decisão incerta de Serra – o governador paulista tem até o dia 3 de abril de 2010 –data máxima para a desincompatibilização– para monitorar as pesquisas de opinião. Se o cenário atual se replicar até lá, Serra deve mesmo se desligar do governo de São Paulo e concorrer à Presidência da República. Mas e se Dilma Rousseff disparar nas pesquisas? Nessa hipótese, o tucano Serra consideraria também a possibilidade de ficar em São Paulo para concorrer a mais 4 anos no Palácio dos Bandeirantes.
E quem seria o candidato do PSDB então? Boa pergunta. A direção nacional tucana teria de fazer um apelo a Aécio Neves para que ele voltasse à disputa nacional. Se o mineiro então acabasse dizendo “não”, o PSDB implodiria.

Tudo registrado, a saída de Aécio não foi uma boa notícia para os tucanos. Demonstra que o partido, já na saída, está indo rachado para a sucessão presidencial. O PSDB, é bom lembrar, desperdiçou seu programa na TV no último dia 3.dez.2009 com imagens divididas entre José Serra e Aécio Neves. Jogou no lixo 10 preciosos minutos na promoção dos 2 governadores para que em menos de 20 dias o mineiro desistisse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.