Razões do Blog


Este blog foi criado para apoiar a candidatura de José Serra à presidência do Brasil, por entendermos ser o candidato mais preparado, em todos os aspectos pessoais, políticos e administrativos. Infelizmente o governo assistencialista de Lula e a sua grande popularidade elegeram Dilma Rousseff.
Como discordamos totalmente da ideologia e dos métodos do PT, calcados em estatismo, corporativismo, aparelhamento, autoritarismo, corrupção, etc., o blog passou a ser um veículo de oposição ao governo petista. Sugestões e comentários poderão ser enviados para o email pblcefor@yahoo.com.br .

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Tempo de TV pode atrapalhar


05h19 - 24/12/2009

Na eleição, tempo de TV ajuda, mas muita exposição atrapalha


· estudo mostra que propaganda eleitoral em excesso pode resultar em derrota

Lula e o PT estão montando uma das maiores coalizões da história eleitoral recente para que Dilma Rousseff tenha até 70% de todo o tempo da propaganda eleitoral em rádio e TV na disputa presidencial de 2010. A estratégia parece estar certa, mas uma pesquisa realizada por 2 consultores legislativos do Senado mostra que o ideal é buscar um equilíbrio –tempo demais pode atrapalhar numa campanha eleitoral.

O estudo –conduzido pelo economista C. Alexandre Rocha e pelo sociólogo Eurico Antônio dos Santos– analisa em detalhes a relação entre o tempo de exposição no horário eleitoral gratuito e a vitória (ou derrota) nas eleições.

De acordo com o estudo, quanto mais tempo na TV, maior é a chance de vitória do candidato. Até aí, sem novidades. Mas há um limite. No caso dos candidatos a governador, há um ponto a partir do qual o tempo de TV deixa de acrescentar votos e passa a prejudicar o político. Nesse ponto –que os pesquisadores chamam de “saturação da imagem”–, o excesso de exposição do candidato passa a produzir rejeição no eleitorado.

O estudo trabalhou dados da eleição de 2002. Foram analisados o tempo de exposição e o desempenho eleitoral de 199 candidatos a governador e 275 ao Senado.

No caso de governadores, como mostra o gráfico a seguir, há uma faixa “ótima” relacionando tempo de TV e vitória na urna: de 376 a 465 segundos diários de exposição há 75% de sucesso no dia da eleição. Mas entre os políticos que concorreram a governos estaduais e desfrutaram de 466 a 555 segundos só 50% conseguem ser vitoriosos. Eis o gráfico:




Já no caso do Senado, o estudo constatou que a maior taxa de vitória ficou com os candidatos que tiveram exposição na TV em duas faixas: de 126 a 165 segundos diários e de 206 a 245 segundos diários. Curiosamente, na faixa intermediária (de 166 a 205 segundos), menos políticos foram vitoriosos.

Eis o gráfico sobre os candidatos ao Senado:




Ao observar os dois gráficos acima, fica também evidente o senso comum a respeito de que pouco tempo de TV significa derrota quase certa. Na faixa de candidatos a governador com menor tempo de exposição (de 10 a 105 segundos diários) –que compreende 123 dos 199 políticos analisados– apenas 4,1% se elegeram. O mesmo acontece com os candidatos ao Senado: só 3,8% dos 156 candidatos com o menor tempo de TV (de 5 a 45 segundos diários) se elegeram.

Blog do Fernando Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.