Razões do Blog


Este blog foi criado para apoiar a candidatura de José Serra à presidência do Brasil, por entendermos ser o candidato mais preparado, em todos os aspectos pessoais, políticos e administrativos. Infelizmente o governo assistencialista de Lula e a sua grande popularidade elegeram Dilma Rousseff.
Como discordamos totalmente da ideologia e dos métodos do PT, calcados em estatismo, corporativismo, aparelhamento, autoritarismo, corrupção, etc., o blog passou a ser um veículo de oposição ao governo petista. Sugestões e comentários poderão ser enviados para o email pblcefor@yahoo.com.br .

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Estados: Nordeste contra Sul

Governismo no Nordeste


QUALQUER PROGNÓSTICO que se faça a respeito das eleições do ano que vem deve ressalvar que ainda falta muito para que o eleitor defina seu voto. Não obstante, é possível extrair elementos preliminares de análise sobre a sucessão nos Estados da mais recente rodada de pesquisas do Datafolha em dez unidades da federação.
Chama a atenção que os atuais governantes despontem como favoritos nos três Estados pesquisados do Nordeste. Na Bahia, o petista Jaques Wagner está à frente, oscilando entre 39% e 43%, a depender do cenário. Quem mais o incomoda é o ex-governador democrata Paulo Souto, que chega a atingir 25%.
A situação de Cid Gomes, no Ceará, e de Eduardo Campos, em Pernambuco, ambos governadores do PSB, é ainda mais folgada. Os dois hoje venceriam em primeiro turno. Gomes atinge 49% num dos cenários, enquanto o tucano Tasso Jereissati, seu principal adversário, não passa de 25%. Campos atinge teto ainda mais expressivo -68%- e não tem rivais no horizonte. É um quadro que tende a favorecer a candidatura presidencial de Dilma Rousseff (PT) na região.
É outra a situação nos dois principais Estados do Sul, região onde a vantagem da candidatura presidencial do governador José Serra é hoje mais expressiva.
No Paraná, as preferências se dividem entre o prefeito tucano Beto Richa (40%) e Osmar Dias (38%), do PDT. Embora pertença a partido da base política de Lula, a base social do senador está mais próxima do campo tucano. O perfil anfíbio de sua candidatura torna o quadro complexo.
No Rio Grande do Sul, onde a governadora tucana Yeda Crusius sofre grande desgaste, a disputa tende a se polarizar entre José Fogaça (PMDB) e o ministro da Justiça, Tarso Genro (PT). Enquanto há no Nordeste um favoritismo das forças que apoiam Lula, nos Estados do Sul a disputa se revela mais acirrada entre os governistas e a oposição.

Editorial FSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.