Razões do Blog


Este blog foi criado para apoiar a candidatura de José Serra à presidência do Brasil, por entendermos ser o candidato mais preparado, em todos os aspectos pessoais, políticos e administrativos. Infelizmente o governo assistencialista de Lula e a sua grande popularidade elegeram Dilma Rousseff.
Como discordamos totalmente da ideologia e dos métodos do PT, calcados em estatismo, corporativismo, aparelhamento, autoritarismo, corrupção, etc., o blog passou a ser um veículo de oposição ao governo petista. Sugestões e comentários poderão ser enviados para o email pblcefor@yahoo.com.br .

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Lula, destaque na Europa como pitoresco e exótico


Le Monde concede a Lula título de ‘Homem de 2009’

Se há algo que irrita Lula é o azedume da imprensa brasileira.

Acha que a leitura matinal dos jornais açula os instintos suicidas. Prefere não lê-los.

Frequentemente, Lula compara os jornais brasileiros com os estrangeiros.

Lamenta que o êxito do Brasil só seja reconhecido fora do Brasil.

Nesta quinta, Lula ganhou lenha nova para sua fogueira.

O jornal francês Le Mondeconcedeu-lhe o título de “Homem do Ano de 2009”.

Trata-se da primeira edição do prêmio. Por que Lula? O Le Monde explicou:

"Por sua trajetória singular de antigo sindicalista, por seu sucesso à frente de um país tão complexo como o Brasil...”

“...Por sua preocupação com o desenvolvimento econômico, com a luta contra as desigualdades e com a defesa do meio-ambiente”.

Por tudo isso, anota o texto do prestigioso jornal, “Lula bem poderia ter merecido… o mundo".

Segundo o jornal, o Brasil conseguiu combinar, sob Lula, democraica e dinamismo. Combate à pobreza e promoção do crescimento econômico.

O jornal realça: Lula rebarbou a tentação do terceiro mandato. Algo que o distingue da vizinhança: a Venezuela de Chávez, a Colombia de Uribe e a Bolívia de Evo.

Em artigo assinado por Jean Pierre Langellier, seu correspondente no Rio, o Le Monde exlata também a pluralidade internacional de Lula:

"Diplomacia, comércio, energia, clima, imigração, espaço, droga: tudo o interessa e lhe diz respeito", anota o texto.

Há 13 dias, Lula fora incluído pelo espanhol El Pais numa lista das cem personalidades mais importantes do mundo ibero-americano em 2009.


O presidente brasileiro merecera artigo elogioso do primeiro-ministro da Espanha, José Luis Zapatero.

Classificara-o de "homem que assombra o mundo", "completo" e "tenaz". Anotara que sente por Lula "uma profunda admiração".

Antes, a revista britânica "The Economist", espécie de bíblia do mercado, dedicara uma edição ao Brasil. Na capa, um Cristo Redentor em forma de foguete.

Aqui e acolá, mencionam-se os problemas que conspiram contra o empreendimento brasileiro. O Le Monde também se ocupou da “parte obscura” do Brasil.

Continua sendo "um dos países mais desiguais do mundo”, anotou o diário francês. “Dividido entre um sul rico e dinâmico e um norte arcaico".

Citou a educação "medíocre", a saúde "deficiente", a burocracia "pesada", a polícia "ineficaz" e a justiça "preguiçosa".

Nada capaz de empanar, porém, o brilho atribuído a Lula. Nesse ritmo, além de não ler, o presidente logo proibirá a assessoria de levar-lhe resumos orais do noticiário.

O Brasil dos jornais brasileiros é, ainda, um elefante geográfico. O muito que se fez é pouco diante da enormidade que há por fazer.

O Brasil da imprensa internacional também é um elefante. Porém, avalia-se que encontrou em Lula um rajá capaz de montá-lo.
Escrito por Josias de Souza às 17h07

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.