
DEU NO VALOR ECONÔMICO 16/10/09
PMDB quer mais decisão na candidatura Dilma
De Raquel Ulhôa:
A cúpula nacional do PMDB vai sugerir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em encontro marcado para quarta-feira, a formação de um bloco de apoio à candidatura da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) à Presidência da República.
A estratégia é reunir as legendas governistas em um bloco político para antecipar a polarização eleitoral com a oposição.
O grupo seria constituído somente após a conclusão das conversas que o PT e a ministra estão tendo com os aliados, "para não atropelar ninguém", como explica o líder do partido na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (RN).
A ideia do bloco é do presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), presidente da Câmara. Um dos objetivos é garantir a participação de todos os aliados na discussão das estratégias de campanha, "evitando que as decisões sejam tomadas apenas por PMDB e PT", segundo o líder.
O encontro de quarta-feira foi marcado para que Lula convide formalmente o partido para compor a chapa da ministra, indicando o candidato a vice.
O nome não deve ser discutido agora, mas o mais cotado, por enquanto, é o de Temer. Além de ocupar a Vice-Presidência, o PMDB quer ter participação ativa na elaboração do programa de governo e no gerenciamento da campanha eleitoral.
Esses pontos devem constar de documento que a cúpula do partido pretende levar a Lula na quarta-feira, no qual se espera a formalização do pré-compromisso de aliança para a eleição presidencial de 2010.
A ideia, segundo o líder do partido na Câmara, é entregar ao presidente um documento sucinto, contendo as "premissas" do PMDB para a aliança com o PT e o apoio a Dilma.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.