Razões do Blog


Este blog foi criado para apoiar a candidatura de José Serra à presidência do Brasil, por entendermos ser o candidato mais preparado, em todos os aspectos pessoais, políticos e administrativos. Infelizmente o governo assistencialista de Lula e a sua grande popularidade elegeram Dilma Rousseff.
Como discordamos totalmente da ideologia e dos métodos do PT, calcados em estatismo, corporativismo, aparelhamento, autoritarismo, corrupção, etc., o blog passou a ser um veículo de oposição ao governo petista. Sugestões e comentários poderão ser enviados para o email pblcefor@yahoo.com.br .

domingo, 25 de outubro de 2009

Serra precisa colocar os interesses do país acima das suas conveniências pessoais


Isto É - Brasil


Imprimir

Todos em cima de Serra
Por que o governador paulista insiste em anunciar candidatura em março, apesar da pressão de PSDB, DEM e PMDB

Mário Simas Filho



ESTRATÉGIA Serra quer acompanhar as pesquisas e só sair se tiver certeza da vitória
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso costuma repetir à exaustão o bordão de que política se faz buscando a convergência. A última vez que o proferiu foi na noite da segunda-feira 19, durante jantar em seu apartamento.
O problema é que, terminada a refeição, ficou claro que a única convergência possível no momento não é a que FHC e o governador paulista José Serra planejavam. Na mesa estavam um PSDB dividido entre as pré-candidaturas presidenciais de Serra e do governador mineiro Aécio Neves e um DEM também rachado entre os dois presidenciáveis.
E, embora não presente fisicamente, havia ainda na conversa a presença de um PMDB que não pretende em 2010 compartilhar os palanques com a ministra Dilma Rousseff, candidata do presidente Lula à sucessão.
Terminado o jantar, tucanos e democratas continuaram divididos entre os dois candidatos, mas todos apresentavam um único discurso: o de que Serra precisa definir rapidamente se irá ou não para a disputa presidencial. "O governo já colocou a campanha nas ruas e nós não podemos ficar perdendo tempo.
Somos aliados do PSDB, mas a definição precisa acontecer logo, inclusive para acelerarmos as alianças nos Estados", disse o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ). "Não é só o DEM que quer saber logo quem será o candidato do PSDB. O próprio PSDB, o PPS e o PMDB oposicionista também pressionam", afirmou o senador Sérgio Guerra (PE), presidente do PSDB.

"Não temos que submeter nosso calendário às ações da candidatura do governo"
José Serra, governador de São Paulo
FOTOS: FERNANDO DONASCI/FRED CHALUB/ FOLHA IMAGEM
UNIDOS FHC, Sérgio Guerra e Aécio não conseguem convergência sobre prazo para definição tucana
Antes de terminar o jantar, Fernando Henrique voltou a cogitar a possibilidade de uma chapa pura, com Aécio na posição de vice. O governador mineiro, embalado por uma enquete realizada entre parlamentares do DEM que o apontam como o favorito dos democratas, descartou.
"Se a decisão do partido não for tomada até janeiro, serei candidato a senador", disse Aécio aumentando ainda mais a pressão sobre o governador paulista. Na semana anterior, Serra já havia recebido telefonemas dos peemedebistas Orestes Quércia e Jarbas Vasconcelos também cobrando uma rápida definição.
Apesar de todos estarem exigindo um posicionamento de Serra, o tucano não deu nenhum sinal de que pretenda alterar seu calendário político. Em Brasília, na terça-feira 20, depois de participar da posse de José Múcio como ministro do Tribunal de Contas da União, Serra reuniu-se reservadamente com Guerra e com o senador José Agripino, líder do DEM. A portas fechadas, informou aquilo que já respondera a Quércia pelo telefone: "Não temos que submeter nosso calendário às ações da candidatura do governo", disse Serra.
Segundo o governador paulista, o fato de manter sua candidatura na sombra não o impede de participar de articulações políticas nos Estados voltadas para 2010. No entender dos democratas, porém, a leitura é outra. "Com a cabeça de chapa definida é muito mais fácil fechar as alianças", diz Maia. O projeto de Serra é só anunciar sua decisão em março. Até lá, acompanhará as pesquisas. Caso a candidata Dilma Rousseff chegue perto dos 30%, Serra será novamente candidato a governador de São Paulo.
Ele teme perder a disputa presidencial, ver Aécio se tornar presidente do Senado e transmitir o gabinete no Palácio dos Bandeirantes para o tucano Geraldo Alckmin, com o qual mantém uma relação conflituosa. "Isso seria perder o mandato e também o controle do partido", disse o governador a um de seus secretários. Com o apoio do DEM, Aécio vai insistir na pressão sobre Serra.
Ele trabalha com a possibilidade de o paulista abrir mão da disputa nacional, caso não tenha certeza da vitória. Portanto, para Aécio, quanto mais cedo for a decisão do partido, melhor. Ele teme que março seja tarde demais para formatar sua própria campanha. "Não posso correr o risco de esperar o Serra até março e depois não conseguir me viabilizar", afirmou o mineiro a um líder tucano no Congresso.
"É notório que o Aécio agrega mais que o Serra. Se ele for o candidato, tem condições de atrair partidos que hoje estão no campo governista, mas para isso não podemos perder tempo", avalia o deputado Maia. Aécio tem a convicção de que, além do DEM e do PPS, possa marchar com PP, PDT e até PSB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.