Vereadora Mara Gabrilli
O governador Serra fez - e está fazendo - uma verdadeira revolução na gestão pública. Posso afirmar, principalmente, pela causa das pessoas com deficiência. Ele foi o primeiro gestor no Brasil a criar um órgão municipal na cidade de São Paulo, enquanto foi Prefeito (Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida) e outroestadual (Secretaria de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência), para pensar egerir políticas públicas a mais de 3 milhões de paulistanos e 8 milhões de paulistas. Isso é um avanço absurdo, visto os anos e anos de exclusão que essas pessoas passaram.
Foi ele também, enquanto Ministro da Saúde, que assinou portaria instituindo os Núcleos Integrados de Reabilitação - NIRs. Em São Paulo, esses núcleos foram criados integrando o SUS e todas as unidades contam com profissionais capacitados e oferecem assistência integral e descentralizada, nos diversos níveis de complexidade. Contemplam desde ações primárias de prevenção, promoção e inclusão na comunidade até a organização do acesso a procedimentos e materiais especializados, como órteses, próteses e materiais auxiliares. É uma ação em parceria da Secretaria Municipal da Saúde com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida - SMPED.
Esta mesma Portaria, a 818 de 2001, também organiza esses Núcleos - ou Serviço de Reabilitação Física, como consta da Portaria - e coloca como responsabilidade desse serviço, dentro da classe de média complexidade, ofertar à população a prescrição, avaliação, adequação, treinamento, acompanhamento e dispensação de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção, ou seja, a distribuição de próteses, cadeiras de rodas etc.
Hoje, como governador do Estado de São Paulo, Serra criou a Rede de Reabilitação Lucy Montoro, uma ampla estrutura de reabilitação que erá composta por, no mínimo, seis unidades em diversas regiões do estado, priorizando a quantidade de pacientes atendidos e a minimização do deslocamento por parte dos pacientes. Já foram lançadas as Pedras Fundamentais das unidades de Campinas e São Paulo, e, em breve, devem ser lançadas unidades em Santos e Marília, além de outras duas em cidades a serem definidas.
Todos os centros irão atender a pessoas com deficiência física, transitória ou definitiva, com o apoio de profissionais de diversas áreas, como fisioterapia, psicologia, medicina, assistência social, nutricionismo e terapia ocupacional.
O que eu relato neste e-mail são alguns avanços. Muitos mais estão sendo feitos. Basta acessar o www.pessoacomdeficiencia.sp. gov.br , siito oficial da Secretaria de EStado, ou então no meu próprio sitio, onde publico todos esses avanços e ainda outros: www.maragabrilli.com.br.
O que eu relato neste e-mail são alguns avanços. Muitos mais estão sendo feitos. Basta acessar o www.pessoacomdeficiencia.sp.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.