08h31 - 16/10/2009 Blog Fernando RodriguesPT e PMDB terão protocolo de aliança para 2010
O PT e o PMDB devem divulgar na semana que vem, na quarta (21.out) ou quinta (22.out), um protocolo de intenções a respeito da possível aliança entre as duas siglas para a eleição presidencial de 2010. Será um texto objetivo no qual estará expresso que essas legendas se comprometem a fazer o possível para selar uma coalizão em suas convenções nacionais, que só podem legalmente ser realizadas no ano que vem.
Esse documento atende a uma demanda do PMDB, cuja direção nacional tem pressionado por uma definição mais rápida sobre as intenções eleitorais do PT para 2010. A idéia geral é que a pré-candidata a presidente petista Dilma Rousseff tenha como candidato a vice-presidente o deputado federal Michel Temer (PMDB-SP), atual presidente da Câmara dos Deputados.
Os nomes de Dilma e de Temer não estarão no protocolo de intenções, mas ficará claro para todos que essa chapa é a meta a ser perseguida.
O importância imediata do documento será o poder político que vai conferir à atual direção nacional do PMDB. O partido é historicamente dividido em dezenas de seções e subseções estaduais. Com a divulgação do protocolo, Michel Temer e seus e aliados na cúpula partidária vão se sentir mais à vontade para pressionar os peemedebistas nos Estados.
Como era vontade do PMDB, a cerimônia de assinatura do protocolo de intenções será na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os peemedebistas acham que Lula deve ser o fiador principal desse arranjo pré-nupcial para que o PT no futuro se sinta obrigado a cumprir o prometido.
Devem também estar presentes à cerimônia todos os ministros de Estado filiados ao PMDB, as cúpulas dos dois partidos e os líderes peemedebistas e petistas no Congresso.
Fechado o negócio com o PMDB, o PT partirá para a próxima etapa de alianças. No dia 27.out.2009, Dilma Rousseff terá um jantar com as bancadas e a cúpula do PP, o partido de Paulo Maluf e Francisco Dornelles –que devem estar na aliança eleitoral governista em 2010 na disputa pelo Palácio do Planalto.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.