03/03/2010
Vai pipocar? ‘Não, vou comer pipoca’, diz José Serra
Ag. Senado
Na saída do Congresso, José Serra foi abordado por uma equipe do programa humorístico CQC, da Band.
Saco de pipoca na mão, uma repórter perguntou a Serra se vai mesmo disputar a presidência ou vai “pipocar”. E ele: “Não vou comer pipoca”.
Em seguida, serviu-se de pipoca, entrou no carro, e foi embora. Mais cedo, Serra refugara as perguntas sobre sucessão.
"Eu vim hoje aqui participar de uma homenagem ao nosso grande Tancredo Neves. Questão de eleição, a gente trata em um outro momento".
Discursou na cerimônia alusiva ao centenário do nascimento de Tancredo. Soou em timbre de candidato. À sua maneira, ironizou Lula e o PT.
Enalteceu o papel de Tancredo na transição da ditadura para a democracia. Discorreu sobre a “Nova República” e tudo o que veio a seguir.
Depois, numa crítica velada à frequência com que Lula ‘Nunca Antes’ da Silva renega o passado, Serra declarou:
"O PT acabou por ser, por paradoxal que pareça, um dos principais beneficiários da eleição do primeiro presidente civil e das conquistas sociais e culturais da Constituição [de 88]...
“...E soube, posteriormente, colher bons frutos de mudanças institucionais e práticas, como o Plano Real, o Proer e a Lei de Responsabilidade Fiscal".
Foi a maneira que encontrou para reafirmar que o grande mérito de Lula foi o de ter dado sequência aos avanços obtidos sob o governo tucano de FHC.
Não deixou de lembrar que, na Alvorada da redemocratização brasileira, o PT atuara como "força desestabilizadora de comportamento radical e deliberadamente à margem da política nacional".
Mais tarde, em 2002, numa eleição em que prevaleceu sobre ele próprio, Lula protagonizaria o que Serra chamou de uma das alternâncias de poder “mais contrastantes” da histórica comtemporânea.
De resto, como que a fustigar a soberba de Lula, Serra disse que os futuros governantes devem "assumir com humildade e coragem" a herança dos 25 anos de democracia no país.
“Não para negar o passado, mas para superá-lo, a fim de fazer mais e melhor", afirmou Serra, cada vez mais candidato.
Escrito por Josias de Souza às 17h53
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.