FALA O ANALISTA ISENTO: “SERRA ESTÁ MUITO NA FRENTE! VAMOS DIZER QUE ISSO É PÉSSIMO PARA ELE”
Blog do Reinaldo domingo, 20 de dezembro de 2009 | 7:55É evidente, torcidas (no plural mesmo) à parte, que os números do Datafolha são positivos para o tucano José Serra. Se vai ganhar a eleição, bem, isso eu não sei, e ninguém sabe. Mas encerrar o ano com algo entre 14 e 21 pontos de vantagem (a depender do instituto), vencendo com folga o segundo turno, é um feito. Ao contrário do que se diz por aí, isso só demonstra o acerto de sua estratégia. A versão de que evitou entrar na arena só para afastar Aécio é bobagem. O governador mineiro ficou livre para agir. É que sua candidatura não decolou, como evidencia também o Datafolha.
A torcida, no entanto, para que o agora pré-candidato único do PSDB quebre a cara é algo como nunca vi. Não importa o fato político, e lá estará um “analista isento” para decretar: “Isso é ruim para Serra”. É o que se entende da leitura hoje da Folha. Tem-se a impressão de que a sua candidatura corre um sério risco. Sugere-se que está estagnada, enquanto a de Dilma avança. Mas esperem: o normal não é justamente que isso aconteça? A máquina petista está em ação; o tucano só quer falar de outros assuntos.
O Datafolha saiu a campo logo depois do programa partidário do PT. Querem saber? Corrijo o que eu mesmo havia dito a respeito: acho que ele teve pouca ou nenhuma influência nesse resultado do Datafolha. O que contou foi a saída de Heloísa Helena. Dilma ficou com metade de seus votos. E Marina levou quase a outra metade — e ela não teve horário nenhum. Foi uma migração ideológica.
Escutem aqui: haverá o momento em que Dilma tenderá mesmo a encostar em Serra. A campanha dela está na rua. O que me parece é que, dadas a propaganda maciça, a onipresença de Lula na TV — sempre acompanhado da candidata —, o tal programa, as enchentes em São Paulo, cuja cobertura não poderia ser mais enviesada e hostil à Prefeitura e ao governo de São Paulo, e a desistência de Heloísa Helena, Dilma ganhou foi pouco.
É assim porque eu quero? Não!É assim porque assim são os números. A candidata do PSOL sai da parada, Marina sobe 5 pontos, e Dilma, 6. E se vê nisso uma disparada da petista? A ÚNICA COISA QUE DÁ PARA AFIRMAR, AÍ, SIM, A ESTAREM CERTOS OS NÚMEROS DO DATAFOLHA, É QUE CIRO GOMES JÁ ERA. Não agregou nada com a saída da pré-candidata do PSOL e ainda pode ter perdido um pouco.
“Mas e quando Lula entrar pra valer?” “E quando ele for à TV falar em defesa de Dilma?” “E quando, isso, aquilo etc e tal?” Bem, esse é um dado da equação desde sempre. O fato é que essa disputa, até agora, não repete o padrão das duas anteriores. Ao longo de 2001 e 2002, Lula jamais deixou de liderar os levantamentos. Em 2005, Serra chegou a estar na frente por um brevíssimo período. Quando, em fevereiro de 2006, abriu mão de se candidatar, ainda tinha alguma coisa de vantagem. Escolhido Alckmin, Lula disparou e nunca teve a reeleição nem remotamente ameaçada. E, não custa lembrar, ele não está na disputa.
Isso quer dizer que a tarefa é fácil? Não! É dificílima, embora o tucanato ainda não possa se orgulhar de estar fazendo tudo o que pode para ganhar. Aécio voltou a negar neste sábado que aceite ser vice, por exemplo. Colunistas nos grandes (por enquanto?) jornais quase o incitam à traição. É vergonhoso! Falarei com mais vagar sobre este assunto na madrugada de segunda.
Os petistas podem soltar rojões à vontade. O fato é que uma Dilma com apenas 23 pontos, quanto tudo, mas tudo mesmo, conspirou a favor dela está longe de ser uma notícia tranqüilizadora para eles. De outra parte, os 37% de Serra, dado o conjunto de eventos, são surpreendentes. Se até a desistência de seu oponente interno é tratada como notícia negativa para ele, o que poderia ser um fato positivo? Vencer com folga no segundo turno? Chance de vencer até no primeiro? Bem, isso ele tem hoje. E, no entanto, “eles” escrevem: “Serra não está nada bem…”
Há algo de errado com os jornais. E a Internet não tem nada com isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.