07h52 - 14/12/2009
Recorde: Lula completa 3 meses fora do Brasil em 2009
Blog do Fernando Rodrigues
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva completa nesta semana 3 meses fora do Brasil em 2009. A marca será atingida quando ele participar da Conferência do Clima, em Copenhague, na Dinamarca. Ele ficará na Europa de 3a a 6a feira. Terá visitado 31 países neste ano.
Alguns desses países foram visitados mais de uma vez por Lula neste ano. Foram os casos de Argentina, Estados Unidos, Dinamarca, França e Itália.
Segundo reportagem de Luiza Damé, Lula ficará 87 dias fora do Brasil neste ano. É o recorde de seu mandato.
Abaixo, as estatísticas das viagens de Lula já contabilizando a ida a Copenhague:

Em 22.abril.2009, reportagem de Eduardo Scolese mostrou que Lula ultrapassou seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em número de dias no exterior quando ainda faltavam 20 meses para o petista encerrar seu segundo mandato.
Em abril deste ano, Lula completou 348 dias no exterior desde a sua posse, em 1º de janeiro de 2003. Em 8 anos no Palácio do Planalto (de 1995 a 2002), FHC passou 347 dias no exterior. Eis a estatística comparativa deabril passado:

Quando FHC ocupava a Presidência, o PT e Lula eram críticos da administração tucana a respeito de viagens ao exterior. Ao assumir o Planalto, Lula mudou de opinião e passou ele próprio a percorrer vários países para divulgar a imagem do Brasil e promover as exportações do país. Apresenta-se sempre como “caixeiro viajante”.
Em 2010, Lula começa sua agenda internacional no Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça), no final de janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.