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terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Artigo Serra: Rodanel


Com obra, caminhos não levarão ao Centro

Artigo do governador José Serra no jornal Diário de São Paulo
O trecho Sul do Rodoanel vai melhorar o trânsito da cidade graças a uma mudança de paradigma urbanístico. Antigamente se dizia que “todos os caminhos levam a Roma”. As cidades antigas eram cêntricas, como se os caminhos levassem ao “Centro de Roma”. São Paulo também foi sempre assim. Todas as estradas confluem para a cidade, seguem em direção ao centro. A consequência é que um caminhão que vai de Salvador, na Bahia, para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, tem que pegar as Marginais e engrossar o já congestionado trânsito paulistano.

Costumo contar a história exemplar do suco de laranja, que é produzido no interior de São Paulo e tem que atravessar a capital para chegar ao Porto de Santos. Com a inauguração do novo trecho do Rodoanel, isso não será mais necessário: o produto de exportação poderá chegar ao seu destino mais rapidamente e o trânsito local de São Paulo ficará sem uma parte importante dos caminhões que congestionam suas vias.

O impacto somado do Rodoanel e das obras que estamos realizando nas Marginais, além da Jacu-Pêssego (que ligará o ABC a Guarulhos), melhorando essas vias de entrada para veículos que têm que chegar à cidade, vai resultar em um benefício de longo prazo para o trânsito de automóveis em São Paulo.

Uma característica importante das obras do trecho Sul do Rodoanel é a preocupação com o meio ambiente. Tanto a forma como está sendo construído, elevado em muitos trechos para reduzir o impacto do trânsito para florestas, comunidades e mananciais, quanto a criação de parques lineares em suas margens, para impedir a ocupação e garantir a permeabilidade, são cuidados inéditos.

O trecho Sul custa cerca de R$ 4,5 bilhões; em torno de 10% disso foi investimento em meio ambiente.

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