Serra almoça com prefeito do PMDB e cumpre agenda no RS

O pré-candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, que cumpre roteiro no Rio Grande do Sul, almoça nesta terça-feira (4) com o prefeito da cidade de Santa Maria, Cezar Schirmer (PMDB), com representantes do Conselho de Desenvolvimento Regional e da União das Associações Comunitárias da cidade no restaurante Vera Cruz. Serra desembarcou na base aérea de Santa Maria às 13h, com uma hora de atraso.
Após o almoço, ele concede entrevista coletiva e se dirige, de avião, para a cidade de Santo Ângelo. De lá, de carro, vai para a 18ª edição da Festa Nacional da Soja (Fenasoja), na cidade de Santa Rosa. Ainda hoje o pré-candidato segue para a Capital, Porto Alegre, onde na quarta-feira tem agenda com empresários.
O presidenciável começa o roteiro pelo Estado um dia após o PSDB gaúcho não ter conseguido encaminhar com o PP um acordo para a formação de uma aliança em torno da candidatura à reeleição da governadora Yeda Crusius (PSDB). Mesmo assim, o PP do Rio Grande do Sul pretende ver o presidente nacional do partido, o senador pelo Rio de Janeiro, Francisco Dornelles, como vice na chapa de Serra.
Mesmo que tenha sido definida antes de a negociação entre o PSDB e o PP retroceder, a ordem da agenda cumprida pelo pré-candidato tucano está sendo considerada por políticos de diferentes partidos no Estado como "um agrado" ao PMDB.
Serra decidiu começar o roteiro por uma cidade administrada pelo PMDB e onde as disputas municipais entre peemedebistas e petistas também polarizam eleições. Em Santa Maria, base do pré-candidato do PT ao governo do Estado, Tarso Genro, o PT tem força. Mas a cidade é também berço de lideranças peemedebistas como o ministro da Defesa, Nelson Jobim (PMDB).
"Considero uma grande deferência, uma vez que é a primeira viagem do Serra ao Estado como pré-candidato à presidência da República. Pode sim ser um afago ao PMDB, embora o convite não seja nosso", declarou Schirmer enquanto aguardava pelo presidenciável na Base Aérea.
Depois de Santa Maria Serra seguirá para duas cidades administradas pelo PT (Santo Ângelo e Santa Rosa). Mas, quando da divulgação da agenda oficial do roteiro, o PSDB incluiu como contato para informações sobre o trajeto relativo a Santa Rosa o nome do deputado federal Osmar Terra (PMDB). Terra, ex-prefeito da cidade, que até há pouco era titular da Secretaria Estadual de Saúde no governo de Yeda Crusius e saiu do cargo para concorrer nas eleições, acompanha a viagem.
Já quando estiver em Porto Alegre na quarta-feira, Serra não deverá contar com a companhia do pré-candidato do PMDB ao governo do estado e ex-prefeito da Capital, José Fogaça. Fogaça cumprirá roteiro na cidade de campo Bom e na região da Serra. No Rio Grande do Sul os peemedebistas adiam a decisão sobre quem deverão apoiar na eleição presidencial defendendo a tese da candidatura própria do partido à presidência. Mas uma série de lideranças do PMDB gaúcho já informou que, mesmo no caso de o partido indicar o vice na chapa de Dilma Rousseff (PT), no Estado não haverá palanque para a pré-candidata petista pois as bases prefeririam Serra.
"Historicamente aqui no RS o PMDB tem uma relação mais próxima do PSDB do que do PT. Na verdade, as relações com a Dilma são boas, mas com o PT temos problemas. A direção nacional não compreende que em um partido com a dimensão do PMDB, se não tiver candidato próprio, vai muitas vezes prevalecer a questão local, regional. É muito difícil conduzir isso nacionalmente", resumiu Schirmer.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.