Razões do Blog


Este blog foi criado para apoiar a candidatura de José Serra à presidência do Brasil, por entendermos ser o candidato mais preparado, em todos os aspectos pessoais, políticos e administrativos. Infelizmente o governo assistencialista de Lula e a sua grande popularidade elegeram Dilma Rousseff.
Como discordamos totalmente da ideologia e dos métodos do PT, calcados em estatismo, corporativismo, aparelhamento, autoritarismo, corrupção, etc., o blog passou a ser um veículo de oposição ao governo petista. Sugestões e comentários poderão ser enviados para o email pblcefor@yahoo.com.br .

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Entrevista de Rodrigo Maia, presidente do DEM


Quinta, 19 de novembro de 2009, 14h31  Atualizada às 15h31

Certamente Serra vai reavaliar seus prazos, diz Rodrigo Maia






Deputado Rodrigo Maia (RJ), presidente do DEM
Deputado Rodrigo Maia (RJ), presidente do DEM










Marcela Rocha
O PSDB aperta o passo para definir seu candidato à presidência da República. Após reunião, o presidente do partido, senador Sérgio Guerra (PE), já sinalizou antecipar uma data. O que antes era esbravejado pelo presidente DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), ecoou na cúpula do tucanato, que se reuniu nesta quarta-feira, 18, para discutir uma data limite. A do DEM fez o mesmo.- Certamente eles (Serra e aliados) pesarão se cabe uma mudança de estratégia de prazo.
Maia nega que a irredutibilidade de José Serra (PSDB-SP) - em antecipar a decisão - preocupe seu partido. O governador paulista ainda defende que a escolha entre ele e Aécio Neves (MG) deva ser tomada em março do ano que vem.
O presidente do DEM critica a "falta de clareza" dos aliados tucanos. "Se Serra acha que é março, que seja tudo exposto e fique claro. O DEM nunca deixaria de fazer uma aliança com o PSDB por causa de prazos", acrescenta.
Dos 27 diretórios do PSDB, só São Paulo e Bahia concordaram com o calendário eleitoral proposto por Serra e ambos não compareceram à reunião. Os membros do DEM afinaram o discurso de apoio ao candidato tucano, seja ele qual for e quando for, para evitar especulações de racha na oposição. Como aconteceu depois das manifestações do presidente Maia, que deixou clara a sua ansiedade por definir quem seria o candidato e sua predileção por Aécio Neves (MG).
- A data é uma decisão do PSDB, por que quem tem candidato a presidente são eles e não nós. Tanto eu, quanto a maioria do partido, a maioria dos diretórios regionais do PSDB, todos entendem que, para ter palanques regionais organizados com a eleição presidencial, não dá para esperar até março do ano que vem - afirma o presidente do DEM.
Leia abaixo a íntegra da entrevista com Rodrigo Maia:
Terra Magazine - O senhor era um dos que estavam aflitos em postergar a definição da candidatura entre Serra e Aécio. Houve um consenso entre os membros do DEM??
Rodrigo Maia - Eu tenho uma opinião e ela está mantida. Mas a data é uma decisão do PSDB, por que quem tem candidato a presidente são eles e não nós. Agora, tanto eu quanto a maioria do partido, a maioria dos diretórios regionais do PSDB, todos entendem que, para ter palanques regionais organizados com a eleição presidencial, não dá para esperar até março do ano que vem. Agora, é claro que a decisão é do PSDB.
Os presidentes do PSDB de São Paulo e da Bahia não foram ao encontro tucano para discutir as eleições. O senhor acredita que a estratégia desses Estados de postergar a decisão abale a imagem de Serra?
Acredito que a questão é muito mais que todos tenham o direito de darem suas opiniões e que o Sérgio Guerra saiba conduzir o processo da melhor forma possível. Não vejo grandes coisas na ausência, afinal, sabemos por que não foram e que isso reflete a opinião deles.
Em que medida o DEM se preocupa com essa irredutibilidade do governador paulista?
Nada. Cada um tem uma opinião toda opinião tem que ser avaliada. Certamente o Serra avalia a opinião de seus diretórios e aliados. Certamente pesarão se cabe uma mudança de estratégia. A estratégia, ficando clara, não tem nenhum problema de existir. Se Serra acha que é março, que seja tudo exposto e fique claro. A opinião não gera uma divisão, isso tem que estar claro. O DEM nunca deixaria de fazer uma aliança com o PSDB por causa de prazos.
Fala-se que janeiro é a data mais provável para a decisão sobre o tucano que concorrerá com Dilma. Ainda é tarde? 
Se Aécio se retirar em dezembro, ficará decidido antes. A escolha estará feita. Entre dezembro e janeiro não faz muita diferença.
É o senhor que fará as negociações com o PSDB?
Negociaremos coletivamente. Temos os líderes de bancadas e os líderes informais que articulam de forma permanente. Cabe ao presidente do partido, estabelecer essa sinergia entre os palanques regionais e a eleição presidencial. Esta será a minha maior preocupação.
O senhor já tinha se declarado a favor de Aécio. O fato de o mineiro já estar costurando suas alianças é uma vantagem que ele abre em relação a Serra?
Cada um tem um perfil. Cada um tem uma estratégia. Para o perfil do Aécio, a antecipação é fundamental, já para Serra, a antecipação não é uma questão de vida ou morte. Talvez isso possa atrapalhar, ou não, durante a eleição, por causa dos palanques regionais. Para o perfil do Aécio que tem partidos da base que poderão apoiá-lo, a antecipação é vital.
Terra Magazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.