Razões do Blog


Este blog foi criado para apoiar a candidatura de José Serra à presidência do Brasil, por entendermos ser o candidato mais preparado, em todos os aspectos pessoais, políticos e administrativos. Infelizmente o governo assistencialista de Lula e a sua grande popularidade elegeram Dilma Rousseff.
Como discordamos totalmente da ideologia e dos métodos do PT, calcados em estatismo, corporativismo, aparelhamento, autoritarismo, corrupção, etc., o blog passou a ser um veículo de oposição ao governo petista. Sugestões e comentários poderão ser enviados para o email pblcefor@yahoo.com.br .

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Tudo indica que haverá 2º turno

Datafolha: será uma longa noite de apuração

Fernando Rodrigues
Afunilamento entre Dilma e demais deve deixar resultado para perto da meia-noite de domingo

A julgar pelos resultados da pesquisa Datafolha, é real a possibilidade de haver segundo turno na disputa presidencial. Quando se consideram os votos válidos na pesquisa realizada ontem (27.set.2010) e publicada hoje(28.set.2010) pela “Folha”, Dilma Rousseff (PT) tem 51% contra 49% de todos os seus adversários somados. Ou seja, há um empate técnico –pois a margem de erro máxima é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

José Serra (PSDB) tem 32% dos votos válidos. Marina Silva (PV) está com 16%. Todos os outros candidatos somam 1%. Aqui, todas as pesquisas eleitorais.

Ou seja, confirmado esse cenário, a apuração da noite do dia 3 de outubro, domingo, será emocionante para todos até o último minuto. Num cenário assim, dificilmente o resultado sairá muito antes da meia-noite.

É importante considerar que em outras eleições diretas para presidente a pontuação do primeiro colocado nunca foi muito diferente da que Dilma tem hoje.

Em 1994, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) venceu no primeiro turno com54,3% dos votos válidos. Em 1998, ganhou também no primeiro turno com53,1% dos válidos.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não conseguiu vencer no primeiro turno, mas teve votações expressivas. Em 2002, foram 46,4% dos votos válidos. Em 2006, o petista atingiu 48,6% dos válidos.

No caso de Dilma, não há como fazer um prognóstico certeiro –se ganha ou não no primeiro turno. Mas há indícios de que a petista passa por algumas dificuldades.

Há duas semanas, Dilma tinha uma vantagem de 14 pontos sobre todos os concorrentes somados. Agora, são apenas dois pontos.
Na semana passada, Dilma perdeu dez pontos entre eleitores que têm renda média mensal de 5 a 10 salários mínimos. Agora, houve uma sangria de cinco pontos entre os que têm renda de 2 a 5 salários (um terço do eleitorado). É natural que um movimento de perda de votos comece entre os eleitores mais afluentes (ricos e mais escolarizados). Em seguida, a onda pode parar... ou continuar. No caso de Dilma, a tendência lentamente se propagou.

Isso quer dizer que ela não vai ganhar no domingo? Não há como responder com precisão no momento. Pesquisas não medem o futuro, mas o momento em que são realizadas. Na quinta-feira haverá uma nova pesquisa Datafolha e será possível aferir o que se passa numa data mais próxima da eleição.

Em resumo: 1) Dilma está em primeiro lugar, mas sua posição confortável para vencer no primeiro turno não existe no momento; 2) o desfecho de domingo é imprevisível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.